Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Belo Horizonte está entre as melhores capitais em transparência

A Prefeitura de Belo Horizonte ficou entre as duas melhores colocadas entre as capitais do país em transparência, segundo o Índice de Dados Abertos para Cidades 2023, iniciativa da OSC Open Knowledge Brasil (OKBR) A posição da capital se destaca ainda mais considerando que 23 capitais brasileiras recebem nota mínima

Publicado

em

Belo Horizonte fica entre as duas melhores capitais em transparência

A Prefeitura de Belo Horizonte ficou entre as duas melhores colocadas entre as capitais do país em transparência, segundo o Índice de Dados Abertos para Cidades 2023, iniciativa da OSC Open Knowledge Brasil (OKBR). A posição da capital se destaca ainda mais considerando que 23 capitais brasileiras recebem nota mínima. O índice avaliou 111 conjuntos de dados disponibilizados pelas cidades e divulgou o resultado, que demonstrou o compromisso da Prefeitura com avanços em transparência pública e participação social.

O índice analisou a disponibilidade e qualidade de transparência em 15 áreas de políticas públicas, classificando-os em cinco níveis de abertura. Na avaliação, a capital mineira alcançou o primeiro lugar em Assistência Social e Desenvolvimento Social, Cultura, Infraestrutura Urbana e Mobilidade e Transporte. Ao todo, cerca de 2.900 dados foram avaliados. Conforme consta no relatório emitido pela OKBR, São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH) ficaram empatadas tecnicamente. Enquanto SP apresenta maior disponibilidade de dados, BH apresenta mais qualidade.

“O resultado alcançado por BH demonstra o inafastável compromisso do Prefeito Fuad Noman com avanços em transparência pública e participação social. Os progressos nesta pauta fazem parte de um processo contínuo em aprimoramento tecnológico e da qualidade das informações divulgadas, o que requer o envolvimento de toda a PBH”, celebrou o controlador-geral, Leonardo Ferraz.

A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta dados e informações públicas do município por meio do Portal de Dados Abertos da PBH e do Portal de Transparência. A ferramenta foi criada por meio de iniciativa da Controladoria-Geral do Município, em parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), que se encarrega da gestão de todos os Planos de Dados Abertos, incluindo o monitoramento de conteúdo e acompanhamento de qualidade. Todo o trabalho é feito visando o diálogo mais eficiente e simples com a sociedade para a construção de uma cidade melhor e mais transparente.