Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Belotur passa a integrar o Pacto Global da ONU no Brasil

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) acaba de ingressar no Pacto Global das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo A proposta mobiliza a comunidade empresarial em torno de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção

Publicado

em

Belotur passa a integrar o Pacto Global da ONU no Brasil

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) acaba de ingressar no Pacto Global das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A proposta mobiliza a comunidade empresarial em torno de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Outro aspecto importante da adesão é o engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto com 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de fomentar a prosperidade e o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente. Adotados em 2015 como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os ODSs representam um plano de ação universal para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e assegurar que todas as pessoas possam viver em paz e prosperidade

Ao integrar o Pacto Global, a Belotur se compromete a apresentar relatórios periódicos sobre o seu progresso em relação aos Dez Princípios e as ODSs. A Comunicação de Progresso (COP), que deve ser realizada anualmente, e a Comunicação de Engajamento (COE), que acontece a cada dois anos, são requisitos essenciais para promover a evolução contínua das práticas internas de desenvolvimento sustentável da empresa municipal. Essas iniciativas incentivam as organizações a manterem um compromisso permanente com a sustentabilidade e a transparência em suas ações.

“A Belotur agora faz parte do seleto grupo de 43 organizações do setor público que integram o Pacto Global, tornando-se a primeira empresa municipal de turismo do Brasil a aderir à rede, dando mais um passo em direção à implementação de práticas ESG. Considerando as instituições públicas do setor, somente a Embratur estava alinhada à iniciativa. Este marco é especialmente importante em um momento em que corporações e cidades avançam em direção a um futuro mais responsável para se tornarem pilares essenciais da sustentabilidade a longo prazo”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Sobre o Pacto Global

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem as operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Dentre as empresas participantes da Rede Brasil do Pacto Global, destacam-se a Embratur, Befly, Localiza, BH Airport, Gol Linhas Aéreas, Azul S.A, EMATER e Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, entre outras.