Brasil
Black Friday exige mais do que produtos para comerciantes
A Black Friday deste ano promete movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil, segundo um levantamento da Confi.Neotrust, a expectativa é de que o evento gere um faturamento ao varejo neste ano 9,1% superior a 2023.
Na toada das novidades para o período, os produtos com a cara de Minas Gerais encantam o Brasil inteiro. O país tem total afinidade com o “mineirês” e quem nasce no estado costuma ter orgulho do sotaque. Foi nesta pegada que a Bendizê nasceu.
Frases como: Cê é fi de quem ? e Alma mineira estão em camisetas, bermudas, caneca e até em um dicionário de mineirês.
O negócio deu tão certo que em pouco tempo já são seis lojas, incluindo uma no aeroporto de Confins. O nosso sotaque e o sentimento de mineiridade, viraram presente. O sotaque mineiro chega cada vez mais longe.
Breno Penoni, CEO da marca, conta que cada coleção é estudada por uma grande equipe de marketing: “nesta coleção temos um produto que mostra toda cadeia produtiva do café. As descrições no site também são estudadas para seguir a mesma linha.
Explorar sentimentos únicos e exclusivos é a ideia do Mundo de Anna. Realmente é um mundo de mercadorias, mas tudo muito pensado para levar carinho à quem compra ou recebe.
As rosas eternas são exclusividade no Brasil, naturais duram até 15 anos com um tratamento que recebem na Colômbia. Outro destaque são as esculturas em miniatura, feitas com palito de fósforo, pelo artista Albino Jr que é pernambucano.
Ele reservou dois meses para criar uma coleção com os personagens da Rosa Vermelha (vendida como rosa eterna). Pequeno Príncipe, Alice, Frida , o beija Flor e a rosa e mais um girassol. As cúpulas de vidro deixam o produto mais refinado.
O especialista em marketing André Cecci conta que esta é uma tendência no marketing de vendas. De acordo com ele, estudos mostram que uma parte significativa das vendas de produtos utilizam técnicas que captam e impactam as emoções e sentimentos dos consumidores.
Ainda segundo o especialista, aproximadamente 80% das decisões de compra são influenciadas por fatores emocionais, de acordo com pesquisas de neurociência do comportamento do consumidor.
As emoções desempenham um papel fundamental no processo de decisão, com as marcas cada vez mais utilizando das conexões neurais que contam suas histórias em forma de produtos e geram conexões genuínas e assim despertam sentimentos e emoções que resultam nas vendas e fidelidade às marcas.
Pesquisa Ipead revela desejos dos belo-horizontinos
Uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) identificou quais produtos encabeçam a lista de desejos dos belo-horizontinos.
O estudo identificou que 26% da população da capital afirmou que vai às compras na data, ao passo que 25,5% ainda não definiu se fará algum gasto. Por outro lado, 48,4% garantiram que não pretendem adquirir produtos na Black Friday.
As mulheres vão gastar mais que os homens na capital, conforme o levantamento. No público feminino, o percentual apurado foi de 30,43%, ante aos 21,15% do sexo oposto.
A lista de compras vai de roupas a passagens aéreas; veja abaixo.
Roupas, calçados e acessórios (relógio, jóias, bijuterias) – 38,60%;
Eletrônicos (TV, videogame, smartphone) – 36,84%;
Beleza e perfumaria (cremes, maquiagem) – 22,81%;
Eletrodomésticos (máquina de lavar, airfryer, geladeira) – 14,04%;
Brinquedos em geral – 12,28%;
Móveis (guarda-roupa, cama, sofá, mesa de jantar) – 10,53%;
Informática (Notebook, computador) – 8,77%;
Outros – 5,26%;
Viagens (Pacotes, passagens aéreas, etc) – 3,51%.