Bahia
BYD ameaçada de perder a fábrica da Ford na Bahia.
Flávio Assis, dono da Lecar.
Uma nova indústria de carros elétricos demonstrou interesse pela fábrica da Ford em Camaçari (BA), que a princípio estava com destino certo apenas para a BYD. Trata-se da Lecar, empresa brasileira que planeja tirar a planta das mãos dos chineses oferecendo uma proposta de investimentos e número de funcionários ainda melhor.
“Um patrimônio público não se pode dar para quem quiser, e muito menos prometer, como o Governo da Bahia estava prometendo. Como o dinheiro é do povo, existem critérios para a venda, deve-se seguir o devido processo legal. Nesse caso, o estado publicou o chamamento público e nós estamos interessados”, afirmou o empresário de Flávio Figueiredo Assis, um dos sócios da empresa.
Flavio Assis criou a fabricante Lecar Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos em fevereiro de 2022, há exatos dois anos. Sua equipe de engenheiros é composta por profissionais com passagens por marcas como Nissan, Toyota e Ford. Até o fim de 2025, a empresa visa faturar R$ 1 bilhão.
Plano para a operação: Flávio diz que a primeira planta ficará em Flores da Cunha (RS) e será responsável pela produção do Model 459, sedã inspirado nos Tesla, que será o primeiro lançamento da empresa. Ao menos 35% dos seus componentes virão de fornecedores chineses que já atendem, dentre outras marcas, Hyundai e Volkswagen. Os 65% restantes serão fornecidos por empresas nacionais.
Primeiro carro
a ser produzido: segundo o empresário, o modelo em questão custará R$ 279 mil, terá autonomia de 400 km por carga e poderá acelerar até 100 km/h em menos de 7 segundos. Conforme o site da marca, o veículo tem a capacidade de carregamento até 80% em 25 minutos, quando plugado em carregador rápido.
Em Camaçari, o objetivo é fabricar o que seria o seu futuro carro-chefe, que já tem nome: Lecar Pop. A marca quer posicioná-lo abaixo dos R$ 100 mil, preço que a colocaria em um patamar mais atrativo para o bolso do que a BYD consegue fazer atualmente.