Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Carnaval de BH já tem data e R$ 20 milhões de orçamento

Publicado

em

A próxima edição do Carnaval de Belo Horizonte vai acontecer de 15 de fevereiro a 9 de março de 2025.

Nesta quinta-feira (19/09), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou o calendário oficial da folia e a expectativa de atrair meio milhão de foliões a mais do que na última edição.

Durante o evento, também foram divulgadas as datas para o lançamento dos editais e o cadastro de ambulantes.

A festa já tem um orçamento garantido de R$20 milhões. Deste montante, 38% será investido no patrocínio aos blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba.

A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda neste ano. O edital está previsto para ser publicado na primeira semana de outubro.

Reivindicação antiga de quem faz a folia acontecer na cidade, a antecipação do recebimento da verba foi recebida com entusiasmo pelos integrantes de escolas de samba e blocos. A verba era destinada às vésperas do carnaval, o que prejudicava o planejamento, especialmente dos estreantes.

Os integrantes das escolas de samba de BH estão entusiasmados com os investimentos, que vão contribuir para reconstruir o carnaval de passarela de samba da capital, já foi forte na década de 1980.

A definição de um novo local de desfile, que, anualmente, acontece na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH, sairá em breve.

A expectativa é de que seja realizado na Avenida dos Andradas, segundo expectativa da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Cadastro de ambulantes

O cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2025 começa em dezembro. Depois das grandes filas de comerciantes para realizar a inscrição, a próxima edição será em formato híbrido: presencial e on-line. A entrega das credenciais será em fevereiro.

Mais foliões nas ruas

Depois de receber 5,5 milhões de foliões nas ruas em 2024 — estimativa que considera a soma de participações em todos os blocos de rua que desfilaram na capital mineira, a prefeitura agora estima aumentar em quase 10% o número de foliões nas ruas.

Nesta quinta, a prefeitura também assinou um convênio com o Sebrae Minas para elaboração de um estudo para viabilizar a sustentabilidade financeira e a geração de renda para blocos e escolas de samba ao longo de todo o ano.