BH e Região Metropolitana
Centro de Referência recebe oficinas do Plano Nacional de Juventude
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), unidade da Prefeitura de Belo Horizonte, receberá nos dias 12 e 13 de junho, às Oficinas Regionais para elaboração do Plano Nacional de Juventude O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e co-organizado pela PBH em parceria com o Conselho Municipal da Juventude
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), unidade da Prefeitura de Belo Horizonte, receberá nos dias 12 e 13 de junho, às Oficinas Regionais para elaboração do Plano Nacional de Juventude. O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e co-organizado pela PBH em parceria com o Conselho Municipal da Juventude. O objetivo das oficinas é consolidar o debate para a elaboração do Plano Decenal, que será o norte das políticas públicas deste público no país.
O evento contará com a presença de professores, pesquisadores, gestores de políticas públicas voltadas para a juventude, lideranças juvenis e representantes da sociedade civil. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível neste
on-line.
Durante os dois dias, serão realizados painéis de discussão que abordarão eixos de trabalho como Saúde, Trabalho e Renda, Desporto e Lazer, Educação, Cultura, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Comunicação, os mesmos eixos do Estatuto da Juventude, lei federal 12.852/13. Serão formados Grupos de Trabalho onde os participantes poderão escolher os eixos de maior interesse de pesquisa e/ou atuação.
Política Municipal para as Juventudes
A Prefeitura de Belo Horizonte efetiva as políticas para as juventudes do município através da Diretoria de Políticas para as Juventudes (DPJU), que tem como principal competência a articulação de redes de políticas públicas com o objetivo de promover os direitos das juventudes na cidade.
A Diretoria tem a atribuição de articular as redes de políticas públicas para as juventudes para efetivação dos direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude (Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013), gerindo a política pública das juventudes em âmbito municipal e dedica-se à construção e coordenação de ações para a promoção dos direitos das Juventudes.
Tendo como principal diretriz o Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil, plano decenal elaborado pelo município conjuntamente com o Conselho Municipal de Juventude em 2022, as políticas públicas para as juventudes de Belo Horizonte são executadas em quatro principais frentes: promoção de direitos das juventudes no Centro de Referência das Juventudes, promoção da mobilidade e direito à educação com o Passe Livre Estudantil, fomento às culturas e expressões juvenis a partir do apoio às iniciativas, ações e eventos das juventudes nos territórios da cidade, bem como apoio executivo ao Conselho Municipal das Juventudes.