Bahia
Citroën Heritage: o pioneiro Traction Avant, um modelo que quebrou conceitos e tecnologias combinadas
- Os 90 anos de um veículo que, na década de 1930, já tinha tração dianteira e carroceria
monocasco - O carro foi desenhado pelo escultor Flaminio Bertoni, que nunca havia trabalhado no carro antes.
setor automobilístico. - Em seus 105 anos de história, a Citroën se destacou pelas novas tecnologias, carros à frente de
sua época, peças publicitárias marcantes e até mesmo sua logomarca, que evoluiu e adquiriu
contornos mais modernistas. - Entre os numerosos modelos que ocuparam o centro das atenções.
- Destaca-se o Traction Avant, apresentado em abril de 1934 e lançado no mercado no mês seguinte.
- Traction Avant significa literalmente “tração dianteira”, embora o nome oficial fosse numérico e
Referia-se à potência do carro: 7CV. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat. - Em apenas 18 meses, o veículo evoluiu tanto que, mais de duas décadas depois, ainda parecia
contemporâneo, pois foi fabricado até julho de 1957. - MODERNO EM TODOS OS SENTIDOS
- Talvez o carro mais inovador do mundo na sua época, o modelo não inventou as tecnologias que o fizeram ficou famoso: suspensão independente, carroceria monocoque, tração dianteira e freios
hidráulico. - Mas a combinação deles foi única. Não é à toa que o carro, um dos mais ousados
desenhado por André Citroën, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários
durante seus 23 anos de vida, incluindo as famosas versões presidenciais desenvolvidas por Henri
Chapron para o presidente francês Charles de Gaulle. - A adoção precoce dessas tecnologias pela Citroën significou que o Traction Avant não
Não só era 25% mais leve que a maioria dos seus rivais da época, mas também tinha um
radicalmente diferente. - Sem um eixo cardan passando longitudinalmente pela carroceria, era
espaçoso por dentro e, sem chassi ou carroceria separada, era baixo, leve e ágil. - Uma solução tão ousada que logo se espalhou pela indústria automotiva global.
- Não é surpreendente que a grande maioria dos automóveis de passageiros fabricados hoje adote o mesmo conceito criado pela Citroën há 90 anos.
- O modelo também foi inédito em seu design.
- O escultor italiano Flaminio Bertoni, que nunca havia tendo trabalhado no setor automotivo, foi escolhido para projetar à mão o Traction Avant.
- Ainda assim, o artista soube aproveitar seu talento, seu conhecimento de metalurgia e inovações
tecnológico para conseguir uma silhueta aerodinâmica, elegante e inconfundível. - Seu design, apresentado a André Citroën em molde de barro foi imediatamente aprovado.
- VERSÕES E DIFERENCIAIS
- Uma das versões mais raras do Traction Avant é o 7A, do qual foram fabricadas 7 mil unidades até
Julho de 1934 e estava equipado com motor de quatro cilindros, 1.303 cm³ e 32 CV. - Então eles vieram os modelos 7B (1.628 cm³ e 38 CV) e 7 Sport (1.910 cm³ e 48 CV).
- Você poderia escolher entre os corpos Berline (sedan), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares).
- Em 1938 apareceu uma versão mais potente chamada 15-Six G que complementou a linha
equipado com motor de seis cilindros de 2.867 cm³ e 77 CV e suspensão hidropneumática. - Está versão do Traction Avant foi apelidada de “Rainha da Estrada”, por seu
vanguarda, grandeza, mas também conforto e suavidade ao dirigir. - Todas as versões utilizavam caixa de três marchas, com alavanca, em estilo típico.
da Citroën, projetando-se verticalmente do painel. - Suspensão com barra de torção o sistema de direção independente e moderno recompensou o desafio com um manuseio superior vívido e inspirador.
- A “bondade” ficou completa com sua montagem composta por motor, transmissão
engrenagens, radiador e suspensão dianteira acessíveis através de capô com fixação longitudinal,
facilitando a vida dos mecânicos. - Além disso, a carroceria monocoque também oferecia inúmeras vantagens: em termos de aerodinâmica, o veículo, por ser mais baixo, consequentemente tinha uma frente menor, o que reduzia o a resistência do ar.
- Além disso, a eficiência do conjunto permitiu uma redução significativa de peso, o que foi
traduzido em melhor consumo de combustível. - A suspensão independente nas quatro rodas proporcionou ao Traction Avant conforto de
engrenagem que surpreendeu a todos, dando ao veículo uma estabilidade na estrada sem precedentes para o tempo. - E como não possuía túnel de transmissão, utilizado até então em carros de alta tecnologia
mais antigo, o interior tinha piso totalmente plano. - O Traction Avant foi um verdadeiro sucesso de vendas, com 759.123 unidades fabricadas. E segue
conquistando os corações de entusiastas e nostálgicos em todo o mundo.