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Citroën Heritage: o pioneiro Traction Avant, um modelo que quebrou conceitos e tecnologias combinadas

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  • Os 90 anos de um veículo que, na década de 1930, já tinha tração dianteira e carroceria
    monocasco
  • O carro foi desenhado pelo escultor Flaminio Bertoni, que nunca havia trabalhado no carro antes.
    setor automobilístico.
  • Em seus 105 anos de história, a Citroën se destacou pelas novas tecnologias, carros à frente de
    sua época, peças publicitárias marcantes e até mesmo sua logomarca, que evoluiu e adquiriu
    contornos mais modernistas.
  • Entre os numerosos modelos que ocuparam o centro das atenções.
  • Destaca-se o Traction Avant, apresentado em abril de 1934 e lançado no mercado no mês seguinte.
  • Traction Avant significa literalmente “tração dianteira”, embora o nome oficial fosse numérico e
    Referia-se à potência do carro: 7CV. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat.
  • Em apenas 18 meses, o veículo evoluiu tanto que, mais de duas décadas depois, ainda parecia
    contemporâneo, pois foi fabricado até julho de 1957.
  • MODERNO EM TODOS OS SENTIDOS
  • Talvez o carro mais inovador do mundo na sua época, o modelo não inventou as tecnologias que o fizeram ficou famoso: suspensão independente, carroceria monocoque, tração dianteira e freios
    hidráulico.
  • Mas a combinação deles foi única. Não é à toa que o carro, um dos mais ousados
    desenhado por André Citroën, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários
    durante seus 23 anos de vida, incluindo as famosas versões presidenciais desenvolvidas por Henri
    Chapron para o presidente francês Charles de Gaulle.
  • A adoção precoce dessas tecnologias pela Citroën significou que o Traction Avant não
    Não só era 25% mais leve que a maioria dos seus rivais da época, mas também tinha um
    radicalmente diferente.
  • Sem um eixo cardan passando longitudinalmente pela carroceria, era
    espaçoso por dentro e, sem chassi ou carroceria separada, era baixo, leve e ágil.
  • Uma solução tão ousada que logo se espalhou pela indústria automotiva global.
  • Não é surpreendente que a grande maioria dos automóveis de passageiros fabricados hoje adote o mesmo conceito criado pela Citroën há 90 anos.
  • O modelo também foi inédito em seu design.
  • O escultor italiano Flaminio Bertoni, que nunca havia tendo trabalhado no setor automotivo, foi escolhido para projetar à mão o Traction Avant.
  • Ainda assim, o artista soube aproveitar seu talento, seu conhecimento de metalurgia e inovações
    tecnológico para conseguir uma silhueta aerodinâmica, elegante e inconfundível.
  • Seu design, apresentado a André Citroën em molde de barro foi imediatamente aprovado.
  • VERSÕES E DIFERENCIAIS
  • Uma das versões mais raras do Traction Avant é o 7A, do qual foram fabricadas 7 mil unidades até
    Julho de 1934 e estava equipado com motor de quatro cilindros, 1.303 cm³ e 32 CV.
  • Então eles vieram os modelos 7B (1.628 cm³ e 38 CV) e 7 Sport (1.910 cm³ e 48 CV).
  • Você poderia escolher entre os corpos Berline (sedan), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares).
  • Em 1938 apareceu uma versão mais potente chamada 15-Six G que complementou a linha
    equipado com motor de seis cilindros de 2.867 cm³ e 77 CV e suspensão hidropneumática.
  • Está versão do Traction Avant foi apelidada de “Rainha da Estrada”, por seu
    vanguarda, grandeza, mas também conforto e suavidade ao dirigir.
  • Todas as versões utilizavam caixa de três marchas, com alavanca, em estilo típico.
    da Citroën, projetando-se verticalmente do painel.
  • Suspensão com barra de torção o sistema de direção independente e moderno recompensou o desafio com um manuseio superior vívido e inspirador.
  • A “bondade” ficou completa com sua montagem composta por motor, transmissão
    engrenagens, radiador e suspensão dianteira acessíveis através de capô com fixação longitudinal,
    facilitando a vida dos mecânicos.
  • Além disso, a carroceria monocoque também oferecia inúmeras vantagens: em termos de aerodinâmica, o veículo, por ser mais baixo, consequentemente tinha uma frente menor, o que reduzia o a resistência do ar.
  • Além disso, a eficiência do conjunto permitiu uma redução significativa de peso, o que foi
    traduzido em melhor consumo de combustível.
  • A suspensão independente nas quatro rodas proporcionou ao Traction Avant conforto de
    engrenagem que surpreendeu a todos, dando ao veículo uma estabilidade na estrada sem precedentes para o tempo.
  • E como não possuía túnel de transmissão, utilizado até então em carros de alta tecnologia
    mais antigo, o interior tinha piso totalmente plano.
  • O Traction Avant foi um verdadeiro sucesso de vendas, com 759.123 unidades fabricadas. E segue
    conquistando os corações de entusiastas e nostálgicos em todo o mundo.

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.