Siga-nos

Colunistas

Coluna “ Direto de Coimbra”.

Publicado

em

Sporting campeão português 23/24

Quis o destino que o meu primeiro texto inaugurando esta coluna fosse sobre o novo campeão português.

O Sporting Clube de Portugal, clube conhecido pelo leão no seu emblema, conquistou este fim de semana o seu 20º título nacional, de uma forma justa dado ter sido a equipa mais regular, mais consistente e a que praticou melhor futebol.

Este título começa na pré-época quando o seu astuto treinador, Rubén Amorim, conseguiu contratar jogadores-chave para as posições em que estava deficitário.

Um avançado centro sueco (Gyökeres), um médio defensivo dinamarquês (Hjulmand) e um defesa central costa-marfinense (Diomande). 

Todos internacionais pelos seus países e que se revelaram como mais-valias consideráveis para o rendimento da equipa.

Diomande ao lado do uruguaio Coates deram consistência defensiva, Hjulmand é um recuperador de bolas muito agressivo e lança o ataque com mestria e Gyökeres já marcou 41 golos e deu profundidade ao futebol do Sporting, além de uma presença letal na área adversária.

Os habituais candidatos ao título, Benfica e Porto, não tiveram argumentos para contrariar a equipa comandada por um treinador jovem, 39 anos, Rubén Amorim, que é cobiçado em Inglaterra dado o bom trabalho feito no Sporting.

Campeão pelo Sporting pela segunda vez em 4 anos, Rubén é um treinador competente, afável, direto e que procura incutir uma mentalidade atacante aos seus jogadores. 

Ao lado destes reforços estiveram em grande plano jogadores como Pote, Trincão, Inácio, Nuno Santos, Edwards e Paulinho.

Mas foi no acertar das contratações que esteve o segredo do sucesso do campeão desta época. 

Gyökeres estava no Coventry City na segunda divisão inglesa.

O seu passe custou 21 milhões de Euros ao Sporting que agora pode vendê-lo por muito mais, mas o que ele já rendeu justifica o investimento feito. 

Do Lecce veio Hjulmand, por 18 milhões de euros.

Foi o substituto do uruguaio Ugarte e deu uma segurança brutal ao meio-campo leonino.

A mestria de Rúben indo contratar jogadores que interpretassem o seu modelo de jogo e que encaixassem nos colegas já na equipa foi decisiva para a conquista do título. 

Ver jogar o Sporting esta época foi um prazer para qualquer adepto de futebol fosse ou não do Sporting. 

Parabéns ao novo campeão português.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *