Bahia
COLUNA DO SEU LUIS: MINISTRO FLÁVIO DINO DO STF VAI SE CASAR E NÃO CONVIDA GOVERNADOR DO MARANHÃO
POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM PARA DIZER A VERDADE
POLÍTICA
* Ministro do STF, Flávio Dino vai se casar no próximo dia 30, no Maranhão. Se por um lado a cerimônia oficializará a união com a mulher que está ao lado dele há 14 anos, por outro selará a ruptura com o seu principal aliado político, o governador do estado, Carlos Brandão (PSB). Dino não convidou nem convidará o governador, que já foi seu vice, para o casório. Ambos amargam um recíproco sentimento de decepção que tem como pano de fundo queixas mútuas de deslealdade. Pessoas próximas a Dino dizem que ele continua com um pé na canoa do judiciário e outra na canoa da política e que o sonho dele é ser candidato a presidência da república.
ESPORTE
* Após terminar o pesadelo da disputa da Série B, o Santos vai voltar a usar a camisa 10, eternizada por Pelé, a partir de 2025. A decisão encerra a “aposentadoria temporária” do número, que havia sido instituída em abril deste ano como forma de homenagear o Rei do Futebol. A camisa 10 foi oficialmente aposentada em abril deste ano, em uma cerimônia especial realizada na Vila Belmiro. Durante o evento, o presidente Marcelo Teixeira colocou o número icônico em uma “cápsula do tempo”, protegida por um acrílico no vestiário do estádio, ao lado do armário de Pelé. A decisão foi tomada como um gesto de respeito, para evitar que o número, imortalizado pelo Rei, fosse utilizado durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
POLÍTICA
* Os quatro militares presos por um suposto plano para matar o presidente Lula continuarão a receber salários do Exército. A informação foi confirmada pela Força à coluna nesta segunda-feira (25/11). No último dia 19 de novembro, foram presos pela Polícia Federal o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo, Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima. Esse país não pode ser levado a sério.
ESPORTE
* Nesta segunda-feira, a Fórmula 1 anunciou que chegou em um acordo em princípio com a General Motors (GM), para ter a GM/Cadillac como 11ª equipe no grid de 2026. Ao longo do ano, a Fórmula 1 manteve diálogos com a General Motors e a parceira TWG Global, em relação a viabilidade de uma nova equipe. Após atingir marcos operacionais e deixar claro seu compromisso para ter uma equipe na categoria, a GM, em parceria com a Cadillac, iniciará no grid a partir da temporada de 2026.