Bahia
Como enfrentamento à estiagem, Governo entrega 4,3 mil sacas de milho e 400 cestas para 20 municípios da Chapada
A entrega deste domingo (18) foi feita em Ruy Barbosa, para pequenos e médios produtores rurais da região alimentarem os animais. Cerca de 220 municípios ainda estão em decreto de emergência
Vinte municípios dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu, no Centro-Norte baiano, receberam apoio emergencial do Governo do Estado para o enfrentamento da estiagem prolongada que atinge diversas regiões da Bahia. Neste domingo (18), o governador Jerônimo Rodrigues realizou a entrega de 4.300 mil sacas de milho para auxiliar os pequenos e médios produtores rurais no fornecimento de alimentação animal de bovinos, caprinos e ovinos. O município de Ruy Barbosa será a sede para a distribuição regional do cereal, considerado essencial para sustentabilidade das práticas agropecuárias na região.
“Aqui é uma missão regional, de enfrentamento à estiagem, que é uma preocupação nossa. Temos 220 municípios com decreto de emergência por falta de água. A chuva voltou a cair, mas enquanto o capim não brota e o milho não renasce, estamos entregando sacas de milho até poder termos alimentação animal”, afirmou o governador, durante ação de entrega do cereal. O chefe do Executivo baiano desembarcou na cidade com tempo chuvoso, trazendo ainda mais esperança de dias melhores para quem sobrevive da agricultura e pecuária.
Um dos beneficiados, o pequeno produtor rural, José Rodrigues agradeceu a ação. “A seca castigou demais. O milho é uma coisa importante, por que o gado vai se alimentando com o milho, enquanto o capim ai endurecendo. Correu água, mas falta sagrar. Todo chuva é bem-vinda, para nos ajudar a na produção. Estamos muito felizes com essa entrega”, afirmou.
As ações fazem parte do programa de enfrentamento à estiagem, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e contempla agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas e fundo e fecho de pasto. “O Governo do Estado está investindo R$ 20 milhões em sacas de milho, um total de 212 mil unidades, para socorrer os agricultores familiares dos municípios castigados pelos efeitos da estiagem. A chuva agora chegou, mas a gente sabe que a condição ideal para os animais se alimentarem ainda não está dada”, afirmou o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões. Ele ainda informou que esse suporte emergencial já está disponível para os agricultores retirarem, com o apoio da Secretaria de Agricultura local.
Hipódromo Otto Alencar
Ainda em Ruy Barbosa, neste domingo (18), o governador Jerônimo Rodrigues participou da entrega do novo Hipódromo Municipal Dr. Otto Alencar, equipamento que será utilizado para a realização de corridas de cavalos, valorizando os esportes rurais na região, como o 1⁰ Grande Prêmio da Chapada, que teve início na última sexta-feira (16), com a final neste domingo (18).
“Estamos resgatando uma cultura do Nordeste, do Brasil, que é a corrida do cavalo. E o cavalo Quarto de Milha tem levado o nome de Ruy Barbosa para o mundo”, comemorou o prefeito, Cláudio Serrada.
Repórter David Mendes/GOVBA