Cruzeiro
CRUZEIRO E FOOTBALL SCIENCE INSTITUTE ANUNCIAM RENOVAÇÃO DE PARCERIA EDUCACIONAL
O Cruzeiro e o Football Science Institute (FSI) celebram a renovação do contrato de parceria educacional entre as instituições. Parceiro do Cruzeiro desde o ano passado, o instituto que tem sede na Espanha continuará a contribuir com o clube celeste no decorrer da temporada 2024.
Ao longo de 2023, Cruzeiro e FSI desenvolveram uma enriquecedora cooperação científica nas áreas de medicina esportiva, fisioterapia, fisiologia e nutrição esportiva. Além da troca de conhecimentos, profissionais do clube tiveram acesso ao programa de pós-graduação (FSI Masters), em educação à distância, oferecido pelo instituto. Paralelamente, estudantes da FSI ao redor do mundo têm a possibilidade de exercer um estágio supervisionado nos centros de treinamento do Cruzeiro.
Para a temporada atual, os profissionais dos departamentos de saúde e departamento de performance do Cruzeiro seguirão com a possibilidade de realizar a pós-graduação e mestrado, de forma online, no instituto espanhol. A parceria também garante que os profissionais do staff celeste enriqueçam suas habilidades e conhecimentos, estando atualizados com o que há de mais moderno em conceitos e tendências do que é praticado no futebol mundial.
Eduester Lopes, Coordenador de Saúde do Cruzeiro, exalta os frutos gerados pela parceria entre o clube e a instituição científica.
“Essa parceria é bastante relevante para o Cruzeiro. Com o apoio da FSI, buscamos a excelência dos nossos processos visando sempre entregar o melhor para os nossos atletas. Desde o ano passado, os profissionais que integram o Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro têm aperfeiçoado a capacitação em suas áreas de atuação através da oferta de cursos da FSI. Nós estamos felizes pela extensão desta parceria por mais um ano”, afirmou.
Túlio Flores, Coordenador de Performance, destaca a oportunidade oferecida pela FSI de integração dos profissionais do futebol do Cruzeiro no circuito científico internacional, o que coloca o clube no mais alto patamar de conhecimento e inovação.
“Esse tipo de parceria com a FSI para nós é algo muito importante. Primeiro, porque insere os nossos profissionais no âmbito do congresso internacional que reúne os principais clubes e referências da Europa. São ocasiões em que são propagadas as principais tendências do treinamento. Além disso, em função do nosso calendário de futebol, muitas vezes não conseguimos estar presencialmente em eventos dessa magnitude. Portanto, a parceria nos proporciona estar em contato constante e compartilhar conhecimento com os demais profissionais da área da performance e saúde ligados à FSI em todo o mundo”, comentou.
A cooperação científica entre as duas instituições garante o avanço da compreensão da ciência do esporte e sua aplicação no futebol. Este esforço colaborativo propicia a criação de métodos e estratégias de treinamento inovadores, melhorando o desempenho do clube em campo.
“Um exemplo disso foi a participação do Cruzeiro de forma remota nos congressos do ano passado e, posteriormente, pudemos realizar palestras e debates internos para aprimorar os nossos processos. Adequar as nossas práticas ao que de melhor vem acontecendo nas principais ligas do mundo é algo impactante para a nossa rotina, pois nos permite uma atualização e validação dos métodos utilizados pelo Cruzeiro, visando o desenvolvimento do futebol. Vejo, então, a parceria com a FSI como fundamental para nós”, avalia Túlio Flores.
SOBRE A FSI
Um dos mais renomados institutos voltados para a ciência no futebol na Europa, a FSI mantém uma ampla rede de parcerias e contribui diretamente para o desenvolvimento dos métodos e aplicações de treinamento, performance e saúde de atletas.
No Brasil, a FSI renova seu vínculo com o Cruzeiro e possui também parcerias em vigor com clubes como Olympique de Marseille, da França; Hoffenheim e Mainz, da Alemanha; Valencia, Osasuna, Mallorca, Real Betis, Real Valladolid, Cádiz e Celta de Vigo, da Espanha; Braga, Boavista e Estoril, de Portugal; PSV, da Holanda; Besiktas, da Turquia; Monterrey e Chivas Guadalajara, do México; Inter Miami, dos Estados Unidos; Colo Colo, do Chile; dentre outros.