Brasília
Datafolha em BH, votos válidos: Fuad tem 53%, e Engler, 47%
Na pesquisa estimulada dos votos totais, Fuad tem 48% e Engler 42%; brancos e nulos são 7% e 4% não sabem ou não responderam. Pesquisa foi realizada entre 25 e 26 de outubro e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), no estúdio da TV Globo em Belo Horizonte, para o último debate antes do 2º turno. — Foto: Douglas Magno/g1
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (26) com os votos válidos da disputa para prefeito de Belo Horizonte no segundo turno mostra o candidato Fuad Noman (PSD) com 53%, e Bruno Engler (PL), com 47%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os números:
- Fuad Noman (PSD): 53%
- Bruno Engler (PL): 47%
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo e realizada presencialmente com 1.674 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de outubro, e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-01286/2024. O nível de confiança é de 95%.
Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra os votos brancos e os nulos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral. O cálculo também não leva em conta os eleitores que se declararam indecisos.
Pesquisa estimulada — votos totais
O levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.
Veja os números:
- Fuad Noman (PSD): 48% (eram 46% na pesquisa anterior)
- Bruno Engler (PL): 42% (eram 39%)
- Em branco/ nulo/ nenhum: 7% (eram 10%)
- Não sabe: 4% (eram 5%)
Pesquisa espontânea — votos totais
O Datafolha também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:
- Fuad Noman (PSD): 37% (eram 35%)
- Bruno Engler (PL): 28% (eram 29%)
- No 22: 6% (eram 4%)
- No 55: 4% (eram 4%)
- No atual: 2% (era 1%)
- Outras respostas: 1% (eram 3%)
- Em branco/ nulo/ nenhum: 7% (eram 8%)
- Não sabe: 16% (eram 16%)
Conhecimento do número do candidato
O Datafolha também perguntou qual número o eleitor pretende digitar na urna eletrônica para confirmar ou anular o voto para prefeito. Veja os resultados:
Fuad Noman
- Menções corretas: 78% (eram 78%)
- Menções incorretas/não sabe o número: 22% (eram 22%)
Bruno Engler
- Menções corretas: 81% (eram 83%)
- Menções incorretas/não sabe o número: 19% (eram 17%)
Total
- Menções corretas: 75% (eram 74%)
- Menções incorretas/não sabe o número: 23% (eram 23%)
- Não sabe como anular o voto: 1% (eram 4%)
Desempenho no debate
O Datafolha também perguntou aos eleitores, pelo que viram ou ficaram sabendo, qual candidato se saiu melhor no debate da TV Globo, realizado na sexta-feira (25). As respostas dos entrevistados foram espontâneas, quando não é apresentada uma opção de resposta, e únicas.