Siga-nos
ENNA2024

Espaço Pet

Dia Mundial do Cachorro

Publicado

em

A data é para homenagear os cães, além de sensibilizar a população para o bem-estar deles, incentivando a adoção responsável e a castração

Homenagear os cães e celebrar a amizade entre eles e  nós pessoas, que é uma das relações mais antigas e fortes entre espécies é um dos grandes motivos pra comemorar o Dia Mundial do Cachorro, celebrado no dia 26 de agostos. A data também é uma forma de sensibilizar a população para o bem-estar dos cães, incentivando a adoção responsável e a castração.

“O cão doméstico”

O termo é comum em todo o mundo: “cão doméstico”; que na verdade faz referência a qualquer uma das centenas de raças de cães existentes no mundo atualmente. Embora esses animais tenham variações físicas, todos são membros da mesma espécie, a Canis familiaris. A espécie separa cães domésticos dos canídeos selvagens, como coiotes, raposas e lobos.

Os cães domésticos normalmente são criados como animais de estimação. Estudos genéticos dão conta de que os cães se separaram de seus ancestrais selvagens entre 15 mil e 30 mil anos atrás.

Salva-vidas, além de melhores amigos

Os cães não são apenas amigos, eles podem ser verdadeiros salvadores. Como o olfato do cão é de 10 mil a 100 mil vezes melhor do que o nosso, muitos trabalham, isso mesmo, auxiliando em ações policiais farejando drogas, explosivos e até mesmo eletrônicos.

Também podem auxiliar conservacionistas a encontrar e proteger espécies ameaçadas de extinção farejando com seus focinhos superpoderosos.

Os cães ajudam ainda em equipes de busca e resgate após desastres naturais ou em casos de pessoas perdidas em ambientes externos.

Treinados para alertar sobre explosivos escondidos e inimigos, atuam como aliados em operações militares.

Auxiliam a polícia a procurar fugitivos da prisão ou os corpos de vítimas de assassinato. Alguns trabalham em alfândegas em busca de contrabando. Outros ainda lideram o caminho rastreando caçadores ilegais.

Farejadores de doenças e guias

Os cães também podem farejar os primeiros sinais da doença de Parkinson, diabetes, diversos tipos de câncer, ataques epiléticos iminentes e bactérias resistentes a antibióticos.

Eles são ainda guias de deficientes visuais e auditivos, além de ajudar pessoas com autismo e transtorno de estresse pós-traumático a lidar com a ansiedade.

Por isso, nossos grandes amigos cães merecem e precisam ser bem cuidados e tratados com respeito; uma viva a nossos companheiros amorosos, brincalhões e inteligentes. Além disso, entender a origem deles ajuda a nós tutores numa melhor convivência.