Colunistas
DIRETO DE COIMBRA
Começou o Euro 2024, Portugal é um dos favoritos?
De quatro em quatro anos as principais seleções europeias confrontam-se para decidir quem é o campeão da Europa de futebol.
Esta competição tem um nível médio elevado porque todas as seleções europeias de topo estão presentes o que dá sempre grupos equilibrados nesta fase final.
O Europeu de Futebol decorre em junho e julho na Alemanha e Portugal partilha o grupo com Turquia, Chéquia e Geórgia.
Os dois primeiros passam à fase seguinte e todos os portugueses esperam que a nossa seleção siga em frente.
Portugal volta a ter um selecionador estrangeiro, o espanhol Roberto Martinez, que convocou os jogadores que entendeu e não convocou outros que, no entender de muitos analistas, deveria ter levado para a Alemanha.
Normal haver estas diferenças de opinião.
Portugal tem um lote de atletas de topo e é complicado escolher sabendo de antemão que vários dos que ficam de fora mereceriam lá estar.
Há expectativa pelos novos, especialmente Francisco Conceição um jovem extremo “à antiga” que é um desiquilibrador rápido e que parte para cima do defesa tentando a finta em velocidade.
Muito difícil de marcar poderá ser aposta de início ou solução para ser, palavras do treinador, um “abre-latas” quando o jogo estiver complicado.
Jogadores como Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha ou Ruben Dias estarão no onze português.
A dúvida recai sobre Ronaldo. Será titular mas que Ronaldo teremos?
A seleção portuguesa não pode jogar para ele porque fica demasiado previsível, mas o capitão está diferente e fruto de uma época menos intensa na Arábia Saudita pôde chegar mais fresco a esta competição e ser muito útil jogando para a equipa, assistindo colegas e não só finalizando.
Um Ronaldo de topo será um trunfo enorme para a seleção portuguesa, vamos aguardar pelos jogos para confirmar.
O primeiro é já nesta terça-feira (18) frente à Chéquia. Boa sorte, malta!