Colunistas
DIRETO DE COIMBRA
E começou o campeonato português de futebol.
E que rica foi esta primeira semana em acontecimentos estranhos.
Dois treinadores deixaram já o comando técnico das suas equipas.
O insólito aconteceu em Barcelos onde o Tó Zé Marreco saiu, alegadamente, por não consentir interferências na escolha da equipa, mas também ali perto em Braga onde depois de dois empates, um para acesso à Liga Europa e outro frente ao Estrela da Amadora para o campeonato, o treinador Daniel Sousa foi dispensado.
Trata-se do treinador revelação da época transacta que fez um excelente trabalho com o Arouca.
Foi dispensado na própria noite do jogo e substituído no dia seguinte pelo Carlos Carvalhal.
Tirando estas inusitadas, por serem tão precoces, incidências a primeira jornada confirmou o bom jogo com vitória tranquila do campeão Sporting sobre o Rio Ave em casa por 3-1.
Sem grandes mexidas na equipa da época passada o campeão português mostrou já ter superado o trauma de ter perdido uma semana antes a final da Supertaça, jogo entre o campeão da Liga e o vencedor da Taça de Portugal, por 3-4 depois de estar a vencer o Porto por 3-0.
O Porto que recentemente esteve em ebulição com a mudança de presidente, Vilas Boas sucedeu a um reinado de mais de 40 anos de Pinto da Costa, agravada pela mudança de treinador, o adjunto Vítor Bruno sucedeu a Sérgio Conceição, ganhou balanço com a vitória épica na Supertaça e ganhou facilmente ao Gil Vicente por 3-0.
Destoando dos rivais, o Benfica agudizou a contestação ao seu treinador, que já começara na época passada, fruto de uma derrota por 2-0 no campo do Famalicão.
Uma exibição descolorida, com as críticas ferozes dos adeptos ao posicionamento e atitude dos jogadores escolhidos por Roger Schmidt.
A equipa não funcionou e a demissão do técnico é pedida por muitos benfiquistas que criticam o presidente, o antigo jogador da seleção e do Benfica, Rui Costa, por não fazer como o presidente do Braga, António Salvador dispensa treinadores com muita facilidade como mais uma vez se viu este fim de semana.
O campeonato começa quente com a qualidade do campeão Sporting, com a ressurreição e resiliência do candidato Porto e com o Benfica já sobre brasas.
A seguir nas próximas semanas com muito interesse o desenrolar da Liga portuguesa.
Carlos Alberto Ribeiro Lebre
agosto 13, 2024 at 5:33 am
Gostei da sua crónica.
Bem gizada e com sabedoria e respeito.
Obrigado.