Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Diversidade e inclusão no Arraial de Belo Horizonte

Respeito é a palavra de ordem da 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte, que acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho, no Mineirinho A organização do evento está preparando ações para garantir o respeito à diversidade de gênero, sexualidade, mobilidade e raça, com o objetivo de que todas e todos se sintam respeitados e seguros durante o festejo junino mais representativo das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Publicado

em

Diversidade e inclusão no Arraial de Belo Horizonte

Respeito é a palavra de ordem da 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte, que acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho, no Mineirinho. A organização do evento está preparando ações para garantir o respeito à diversidade de gênero, sexualidade, mobilidade e raça, com o objetivo de que todas e todos se sintam respeitados e seguros durante o festejo junino mais representativo das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A edição deste ano será uma oportunidade para a Belotur dar mais um passo em direção à implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), e que serão colocadas em prática no festejo. Começando pela estrutura do espaço, que será adaptada para garantir a inclusão de pessoas com deficiência. Também haverá intérpretes de Libras no evento, tornando-o mais acessível para pessoas com baixa ou nenhuma audição. Outra iniciativa de grande importância será a implementação do ‘Protocolo Quebre o Silêncio’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra mulheres nos espaços de lazer da cidade. Além disso, a Guarda Municipal distribuirá adesivos de campanhas contra a importunação sexual, especialmente contra mulheres e meninas menores de idade.

Casos de intolerância como racismo, xenofobia, homofobia ou crime contra a honra (injúria, calúnia, difamação e ameaça) deverão ser denunciados. Se durante a festa você for vítima ou presenciar esse tipo de violência, procure o agente mais próximo e relate o caso a ele. Ele poderá ajudá-lo, reunindo as informações necessárias para encaminhar os envolvidos à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBT fobia e Intolerâncias Correlatas (DECRIN), que é a unidade da Polícia Civil responsável por investigar os casos e punir os responsáveis.

“O Arraial de Belo Horizonte é uma festa democrática e espontânea, onde os quadrilheiros, suas famílias e amigos são os principais atores. Por isso, trabalhamos ao lado dos órgãos responsáveis para que todas as pessoas se sintam respeitadas e acolhidas enquanto aproveitam essa manifestação cultural riquíssima, cheia de afeto e emoção. Esperamos todos e todas lá”, explica a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

Movimento parte das quadrilhas

Monety se denomina uma drag junina, ou seja, um homem cisgênero que assume um personagem feminino em certos momentos. Ela participa do movimento desde 2008, tendo passado pelas quadrilhas Amendoim Torrado, Beija Flor de Minas, Cata Latas e Flor de Laranjeira. Desde 2019, faz parte do grupo Feijão Queimado. Este ano, como reconhecimento por sua trajetória e trabalho, será responsável pelos figurinos, maquiagem e acessórios das damas e cavaleiros do grupo. “É uma responsabilidade muito grande. Estou muito feliz com a oportunidade e vou dar o meu melhor”, comemora.

Ela explica que a abertura para pessoas LGBTQIAPN+ parte das próprias quadrilhas, que estão sempre abertas para quem se interessa pela tradição junina. “Nos últimos sete ou oito anos, o movimento junino avançou muito no acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+. Vários grupos dão a oportunidade para que as pessoas dancem caracterizadas da forma como se identificam, além de ocupar outros cargos dentro dos grupos”, explica.

Para quem deseja fazer parte do Arraial de Belo Horizonte, Monety deixa um recado: “Costumo dizer que o movimento junino é para todos. A união faz a força, e o nosso amor pelo São João faz o movimento crescer a cada dia. Desde que haja respeito, todos são muito bem-vindos e serão acolhidos”, afirma.

Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 45ª edição em 2024, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da rede de Supermercados Mart Minas, rádio oficial Liberdade FM e emissora oficial TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e apoio técnico da Comissão Junina Mineira.

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).