Siga-nos

Interior de Minas Gerais

EDUCAÇÃO: Cidade mineira recebe creche de presente

Publicado

em

Caetanópolis, na região central de Minas Gerais, tem creche para atendimento de crianças de 2 e 3 anos, um dos serviços mais desejados em todo o Brasil.

Ter uma creche é uma feliz realidade para os moradores da cidade, enquanto ainda é uma dura batalha para milhares de famílias Brasil afora.

Neste mês de junho a cidade de Caetanópolis completa 70 anos e a creche é um dos presentes permanentes para a população.

A obra foi realizada com recursos próprios da prefeitura, que investiu mais de R$ 3 mi com a aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e mobiliários.

Além da obra, a manutenção completa do imóvel, alimentação e despesas com pessoal também são com recursos do município.

As famílias que têm crianças nessa faixa etária – que frequentam o Maternal II e Maternal III – recebem atendimento com as atividades pedagógicas direcionadas às idades delas de acordo com as diretrizes pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e do Currículo de Referência de Minas Gerias (CRMG).

Segundo a secretária municipal de Educação, Claudilene Teixeira Felix Dornas, a proposta de construção da creche partiu da necessidade da população manifestada durante a campanha eleitoral em 2020.

Então, em 2022 com recursos em caixa, o prefeito decidiu que o investimento seria feito na construção da creche e assim cumprir mais uma meta da gestão.

A decisão foi pautada na meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Decenal do município que vence agora em 2024, nosso PME (Plano Municipal de Educação).

“As famílias sabem do nosso compromisso com uma educação de qualidade e podem confiar em profissionais competentes que são capacitados e bem orientados para cuidados específicos com essa idade.

No momento não atendemos alunos em período integral na creche. A previsão é estender este atendimento em 2025″, completa a secretária.

Para a diretora da creche, Edilene de Souza Ribeiro, o sonho de milhares de pais em todo o Brasil é uma feliz realidade consquistada para a comunidade de Caetanópolis.

“Agora os pais poderão trabalhar despreocupados por saberem que seus filhos estarão em um lugar totalmente pensado e projetado para que essas crianças estejam seguras e se desenvolvam de forma plena e feliz.

A creche, além da estrutura muito moderna, conta com uma equipe capacitada”, comemora a diretora.

Investimento na comunidade

A creche é um dos presentes que vão ficar para sempre para o bem-estar e atendimento da população de Caetanópolis, que completa 70 anos neste mês de junho.

O prefeito João Procópio (PSD), destaca o trabalho da parceria entre a administração pública da cidade com todos os servidores envolvidos.

“Juntos buscamos o crescimento de Caetanópolis e a realização de várias obras.

A obra da creche já está na história do nosso município, porque é uma obra que foi muito reivindicada pelas mães que precisam de colocar seus filhos em uma creche.

A primeira creche faz uma homenagem à professora Teresinha de Moura Dias.

“Graças a Deus construímos, inauguramos e homenageamos uma pessoa muito querida que é a dona Terezinha e estamos recebendo dezenas de alunos.

No ano que vem esse número de alunos vai aumentar”, comemora o prefeito.

O investimento para a realização da obra da creche foi de mais de R$ 3 mi com a aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e mobiliários.

Além da obra, a manutenção completa do imóvel, alimentação e despesas com pessoal são despesas com recursos próprios da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação.

Ainda de acordo com o prefeito João Procópio(PSD), a administração pública continua trabalhando para a realização de várias outras obras, com outros investimentos para o crescimento da cidade.

A vereadora do município, Raquel da Banca(PTB), celebra a conquista para a comunidade.

“É muito importante as famílias terem tranquilidade em saber que seus filhos estão em boas mãos, em segurança, bem alimentados e recebendo educação de qualidade, enquanto vão para o trabalho.

É um verdadeiro presente para todos”, completa a vereadora.

Sonho realizado em Caetanópolis; mas pesadelo na maior parte do Brasil

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE).

Essa realidade mostra que as famílias gostariam de matricular as crianças, mas enfrentam dificuldades como a localização das escolas, longe de casa, ou mesmo a falta de vagas.

O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas.

No país, a creche não é obrigatória, mas de acordo com a Constituição Federal, é direito da criança e da família e cabe ao Estado oferecer as vagas.

Pelo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2024.

Os dados divulgados pela organização Todos pela Educação mostram que a meta não deverá ser cumprida e que ainda há grande demanda por vagas.

Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de até 3 anos no país. Cerca de 40% não frequentam a creche por opção dos pais ou por outro motivo (3%).

Entre esses motivos estão falta de dinheiro para transporte e material (0,5%), o fato de as escolas não serem adaptadas a crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%).

Há, no entanto, 2,3 milhões, ou 20% das crianças, cujas famílias gostariam de acessar o serviço, mas não conseguem.