Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Em um mês, hospital temporário para dengue atendeu quase 4 mil pessoas em BH

Em funcionamento desde o dia 7 de março, o hospital temporário, na regional Oeste da cidade, já realizou 3711 atendimentos e 455 internações

Publicado

em

Em um mês, hospital temporário para dengue atendeu quase 4 mil pessoas em BH

Em funcionamento desde o dia 7 de março, o hospital temporário, na regional Oeste da cidade, já realizou 3.711 atendimentos e 455 internações. Como parte das ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, essa é uma das grandes estruturas abertas pela Prefeitura de Belo Horizonte para ampliar a assistência à população com sintomas de dengue, zika e chikungunya.

A unidade funciona 24 horas por dia na Rua Santa Cruz, 137 – Alto Barroca. São cinco consultórios e 40 leitos, além de cerca de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de farmácia e auxiliares administrativos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, em um momento de pressão assistencial diante de uma epidemia, o hospital temporário tem absorvido parte da demanda de pessoas com sintomas de arboviroses.

“Não podemos esquecer que, além da dengue, temos as outras doenças e a população precisa receber a mesma assistência de qualidade e de forma oportuna. Criar espaços específicos para o atendimento dos sintomáticos de dengue, zika e chikungunya aliviou a busca por cuidados médicos de pessoas com sintomas de arboviroses em nossas unidades de urgência. Essa estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, de ampliar o acesso ao atendimento, tem apresentado bons resultados”, ressaltou.

A assistência no hospital temporário é prestada de forma espontânea, sem a necessidade de agendamento. O local tem capacidade para realizar 200 atendimentos por dia e, além de lá, está mantido o funcionamento de outros dois hospitais, nas regionais Norte e Venda Nova. O endereço dessas unidades, que também funcionam 24 horas por dia, pode ser verificado no portal da Prefeitura .

Assistência em outras unidades

Também estão abertos três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste/Odlion Behrens. Esses equipamentos são porta aberta e ofertam, durante todos os dias da semana, cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

Há ainda três Unidades de Reposição Volêmica (URVs) que funcionam 24 horas e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.

Os endereços desses locais também podem ser verificados on-line .