Siga-nos
ENNA2024

Brasil

Empresas em busca pelo App perfeito

Publicado

em

O mercado de apps continua a todo vapor e empresas hoje conseguem ter seu próprio app mais facilmente.

A crescente popularização dos smartphones e a popularização do uso de aplicativos para diversas atividades cotidianas tem impulsionado o mercado de desenvolvimento de aplicativos. No entanto, nos últimos anos, tem se observado uma tendência de aumento na busca por desenvolvimento de aplicativos próprios por parte das empresas.

Essa tendência pode ser explicada por diversos fatores, dentre os quais se destacam:

A necessidade de atender necessidades específicas: As grandes plataformas de aplicativos, como o Google Play e a App Store, oferecem uma ampla variedade de aplicativos para diversas finalidades. No entanto, muitas vezes, essas plataformas não oferecem aplicativos que atendam às necessidades específicas dos negócios.

O aumento da competitividade: As empresas buscam se diferenciar da concorrência por meio de aplicativos que ofereçam uma experiência única aos seus clientes.

A possibilidade de coletar dados valiosos: Os aplicativos próprios permitem que as empresas coletem dados valiosos sobre seus clientes, que podem ser utilizados para melhorar a experiência do usuário e para direcionar melhor as estratégias de marketing.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa App Annie, o número de aplicativos desenvolvidos por empresas cresceu 15% em 2022, em comparação com o ano anterior. A pesquisa também mostrou que os aplicativos desenvolvidos por empresas são mais propensos a ter sucesso do que os aplicativos desenvolvidos por indivíduos ou equipes independentes.

O aumento da busca por desenvolvimento de aplicativos próprios representa uma oportunidade para as empresas que necessitam de um maior contato com seus clientes neste momento de grande competitividade, especialmente online. Mas antes de buscar uma equipe de desenvolvimento é quando for desenvolver ou solicitar o desenvolvimento de um aplicativo é bom estar atento a alguns pontos importantes:

  • Qual o objetivo do seu app: tenha em mente o principal objetivo para seu aplicativo. Não o que você espera ganhar com ele, mas qual dor ou necessidade seu aplicativo irá sanar para você e/ou para seu cliente.
  • Quais seus objetivos pessoais: o que você gostaria de atingir com seu app? Qual seu público? Liste os objetivos que fazem com que o app seja necessário para você ou sua empresa. 
  • Busque aplicativos similares: entender o que já foi realizado na área irá dar uma melhor visão do que você poderá atingir e trará ideias de diferenciais possíveis. 
  • Pense nos apps que utiliza no dia a dia e identifique pontos em comum: a grande maioria dos apps contém alguns pontos que sempre estarão presentes no desenvolvimento salvo algumas exceções, como por exemplo um controle por parte do administrador do sistema, banco de dados, perfis de usuários, entre outros. Saber que estes pontos existem poderá auxiliar na hora de desenvolver sua ideia, e fará compreender alguns pontos que podem ser levantados por um profissional da área durante o desenvolvimento.
  • Budget: o desenvolvimento de um aplicativo próprio ainda é custoso para algumas iniciativas, especialmente as mais complexas, ainda que a tendência atual é de maior disponibilidade de profissionais da área e de ferramentas que facilitam o desenvolvimento. Alguns custos que é bom estar a par é a da utilização de bancos de dados e servidores externos, e custos relativos à utilização de APIs (geralmente vindas de serviços de terceiros, como o Google Maps e o Whatsapp). Um bom profissional desenvolvedor ou uma boa empresa de desenvolvimento terá condições de te guiar com relação a estes custos e terá transparência na hora de apresentá-los
  • Manutenção: lembre-se, a programação evolui com o tempo e mesmo com todos os testes é impossível observar toda a multitude de cenários, então um app sempre precisará de manutenção ou evolução. Procure pensar se isso será terceirizado ou se você terá uma equipe ou profissional para mantê-lo.

Existem muitos outros aspectos que poderiam ser levantados, mas a recomendação principal e maior de todas é: sempre procure um profissional ou empresa que tenha recomendação ou referências dentro do mercado. Muitas vezes nota-se que apenas o atendimento com uma equipe experiente já dará uma melhor visão do que poderá futuramente ser seu aplicativo móvel.

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *