BH e Região Metropolitana
Encontro apresenta proposta de Inventário Cultural sobre os Reinados e Guardas
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta sexta-feira (5), das 18h30 às 20h30, a 1ª Reunião Pública sobre Inventário Cultural dos Reinados e Guardas de Belo Horizonte O encontro acontecerá no Auditório Otacílio Negrão de Lima, localizado na Avenida Augusto de Lima, 30, 19º andar, sala 1
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta sexta-feira (5), das 18h30 às 20h30, a
1ª Reunião Pública sobre Inventário Cultural dos Reinados e Guardas de Belo Horizonte.
O encontro acontecerá no Auditório Otacílio Negrão de Lima, localizado na Avenida Augusto de Lima, 30, 19º andar, sala 1.902, Centro. A Reunião Pública é voltada às comunidades Reinadeiras e aos estudiosos do patrimônio cultural e das culturas populares. A entrada é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia.
A reunião tem como objetivo apresentar aos participantes a proposta de pesquisa que irá configurar o Inventário Cultural e o Dossiê de Registro sobre Reinados e Guardas em Belo Horizonte, conforme determinado na Deliberação 13/2012 do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH), publicada no Diário Oficial do Município no dia em 18 de fevereiro de 2012.
A Reunião Pública contará com a participação de técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, além de pesquisadores da empresa “AME Cultura” que desenvolverá a pesquisa em conjunto com os Reinadeiros de Belo Horizonte. No encontro, serão apresentadas as perspectivas metodológicas, objetivos da pesquisa, além de diálogo com o público para elucidações dúvidas e colher sugestões para a pesquisa.
Sobre o Inventário Cultural e Dossiê de Registro
A elaboração do Inventário Cultural e Dossiê de Registro é uma etapa importante no processo de titulação de um bem cultural como Patrimônio Cultural da Cidade, realizada pelo CDPCM-BH. Com a pesquisa, busca-se fazer o levantamento detalhado sobre um bem cultural com o objetivo de identificar e compreender a sua trajetória histórica e quais são os seus elementos constituidores, tais como: mestres e mestras; grupos e coletivos; celebrações; saberes e lugares de referência fundamentais para sua história.
Com o estudo, também se evidenciará as formas de reprodução e transmissão, e os elementos que representem riscos à sua existência, assim como ações necessárias à sua salvaguarda. É à luz destas informações que o CDPCM-BH delibera o título de Patrimônio Cultural a um bem cultural.
Serviço
Reunião Pública | Inventário dos Reinados e Guardas de Belo Horizonte
Data:
dia 5 de julho de 2024, das 18h30 às 20h30
Local:
Avenida Augusto de Lima, 30, 19º andar | Auditório Otacílio Negrão de Lima, sala 1902.
Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia