Siga-nos

Entretenimento

Erom Cordeiro vive Graciliano Ramos em peça sobre encontro com Nise da Silveira na prisão

Peça estreia no dia 28 de março com dramaturgia baseada em cartas fictícias entre as duas personagens

Publicado

em

Chego até a Janela e não Vejo o Mundo

O ator Erom Cordeiro , de Elas Por Elas , vai dar vida ao escritor Graciliano Ramos (1892-1953) em Chego até a Janela e não Vejo o Mundo , espetáculo que chega ao palco do Itaú Cultural, na Av. Paulista, em São Paulo, no dia 28 de março. A montagem narra o encontro entre o escritor e a médica psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) durante o tempo que ficaram presos no período do Estado Novo de Getúlio Vargas (1882-1954).

Escrita pelos jornalistas Gabriela Mellão e João Wady Cury, a obra foi gestada a partir de um exercício entre os autores. Durante a pandemia, Mellão e Cury se corresponderam como se fossem Ramos e Silveira em cartas que pretendiam mergulhar na psique destas duas personagens. Daí nasceu a dramaturgia que chega à cena dirigida pelos autores.

Chego até a Janela e não Vejo o Mundo flagra as duas personagens em momentos distintos de sua trajetória. Ramos já era um escritor com reconhecimento por ter publicado obras como Caetés (1933) e São Bernardo (1934) quando foi para a prisão em 1936. Sua obra mais conhecida, Vidas Secas , só seria publicada em 1938.

Já Nise da Silveira, vivida em cena por Simone Iliescu, após concluir a especialização em psiquiatria, trabalhava no Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental do Hospício Nacional de Alienados.

Ambos foram presos por um possível envolvimento com a Intentona Comunista que visava derrubar a ditadura Vargas. Após deixarem a prisão, Ramos publicou títulos como Angústia (1936) e Infância (1945), além de narrar suas memórias durante o período, reunidas em Memórias do Cárcere (1953), relato incompleto do período e publicado postumamente. Já Silveira se escondeu no interior da Bahia e só retornou às atividades em 1944.

O espetáculo Chego até a Janela e não Vejo o Mundo cumpre temporada de 28 de março a 14 de abril, com sessões de quinta-feira a sábado às 20h e domingos e feriados às 19h. Os ingressos são gratuitos e precisam ser reservados pelo site oficial do Itaú Cultural.

Este post Erom Cordeiro vive Graciliano Ramos em peça sobre encontro com Nise da Silveira na prisão foi publicado primeiro no Observatório da TV .