BH e Região Metropolitana
Escolas municipais da PBH recebem selo de excelência em Igualdade Racial
Duas escolas municipais estão comemorando uma conquista muito especial A Escola Municipal Monteiro Lobato e a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz, ambas da Prefeitura de Belo Horizonte receberam o Selo de Excelência em Promoção da Igualdade Racial
Duas escolas municipais estão comemorando uma conquista muito especial. A Escola Municipal Monteiro Lobato e a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz, ambas da Prefeitura de Belo Horizonte receberam o Selo de Excelência em Promoção da Igualdade Racial. A certificação é concedida pelo Comitê Gestor do Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e pela Fundação Municipal de Cultura. O reconhecimento destaca o esforço dessas instituições em criar ambientes educacionais que promovam a diversidade, a inclusão e o combate ao racismo. Conheça os projetos que renderam às escolas esse importante selo:
Escola Municipal Monteiro Lobato: ensino para a diversidade
Ao longo de 15 anos, a escola desenvolveu uma série de projetos para desconstruir preconceitos e valorizar a cultura afro-brasileira. A diretora da escola, Cláudia Oliveira, ressalta a importância do esforço contínuo para alcançar essa meta. “É um exercício diário que exige reflexões e ações para uma educação que tenha como base ampliar as lentes das diversidades”.
Esse compromisso é evidenciado por iniciativas como o curso de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras, oferecido em parceria com o “Programa de Ações Afirmativas” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte, com 180 horas de formação. Seis profissionais da escola, incluindo professores e diretores, participaram do curso para adquirir conhecimentos que foram compartilhados nas salas de aula.
Outro projeto significativo é o “Sonhos Negros”, que teve início no primeiro semestre de 2021. O objetivo era incentivar as crianças a explorarem as aspirações de maneira lúdica, sempre com um enfoque na cultura afro-brasileira. A instituição se inspirou na estrutura de uma escola de samba para representar sua jornada educacional. Os professores compuseram uma espécie de abre-alas e as crianças atuaram como mestres-salas e porta-bandeiras. A escola também adota práticas sustentáveis, promovendo a convivência saudável entre alunos e professores de diferentes origens étnicas.
Além disso, o Programa Escola Integrada, implementado em 2014, tem promovido sustentabilidade e coletividade no ambiente escolar, implementando atividades que envolvem a comunidade local e incorporam referências culturais dos quilombos, estabelecendo uma abordagem educacional que valoriza a diversidade.
Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz: um ambiente de inclusão desde a infância
A escola se destaca pela dedicação em promover a igualdade racial desde os primeiros anos de vida das crianças. Segundo a diretora Walquíria Almeida, “o ano de 2023 trouxe para essa instituição e gestão uma grande celebração, nos mostrando o fruto de grandes conquistas. Como dizia Martin Luther King, ‘Eu tenho um sonho’. Acreditamos em uma educação antirracista, sem preconceitos e racismo cordial”.
Os projetos desenvolvidos pela escola abrangem diversas atividades que promovem a cultura afro-brasileira, tais como a contação de histórias e contos africanos, leitura de livros com personagens de etnias diversas e encenações teatrais. Além disso, a escola realiza exposições e mostras dos trabalhos dos alunos, enfatizando a valorização das identidades e a autoestima. O projeto “O Que Tem na África?”, por exemplo, explora a riqueza da cultura africana, como “Quem Sou Eu?”, que incentiva as crianças a refletir sobre sua própria identidade.
A diretora ressalta que, desde o início do projeto “Tecendo Laço”, a escola tem feito progressos significativos, consolidando seus esforços com os 20 anos da Lei 10.639/2003. “Trabalhamos para valorizar a diversidade, fortalecer a autoestima e lidar com casos de racismo, encorajando nossos professores a serem mais sensíveis em questões étnico-raciais”, afirma ela.
A instituição também promove atividades com a comunidade escolar, como rodas de conversa, formação continuada de professores(as) e palestras para as famílias. A conexão com a cultura afro-brasileira foi mantida até mesmo durante a pandemia, com o projeto “Oficinas de Instrumentos Musicais Africanos” realizado no formato on-line.
Uma Conquista Inspiradora
O Selo de Excelência em Promoção da Igualdade Racial recebido pelas escolas é um reconhecimento significativo para essas instituições, comprovando que a promoção da igualdade racial pode ser prática e efetiva, oferecendo um caminho para um futuro mais inclusivo e harmonioso. Com projetos inovadores e um compromisso com a diversidade, essas instituições têm um papel vital na formação de uma geração que valoriza a igualdade.
Em um mundo ainda marcado por discriminação e desigualdade, projetos como esses oferecem um vislumbre de esperança e uma inspiração para outras instituições. Elas mostram que é possível criar espaços onde todas as crianças têm as mesmas oportunidades para aprender, crescer e sonhar, construindo uma sociedade mais justa para todos.