BH e Região Metropolitana
Espetáculo “Ao Alcance das Mãos” integra o projeto Terça da Dança
Reflexões sobre a vida cotidiana e o distanciamento entre pessoas que estão em um mesmo ambiente definem o espetáculo “Ao Alcance das Mãos”, do grupo de dança CenÁpice, que tem apresentação na próxima terça-feira (27), no Teatro Marília, às 17h e às 19hA programação integra o projeto Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH)
Reflexões sobre a vida cotidiana e o distanciamento entre pessoas que estão em um mesmo ambiente definem o espetáculo “Ao Alcance das Mãos”, do grupo de dança CenÁpice, que tem apresentação na próxima terça-feira (27), no Teatro Marília, às 17h e às 19h.
A programação integra o projeto Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site
Sympla
ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Públicos de Belo Horizonte pode ser acessada no
Portal Belo Horizonte
. O Teatro Marília fica na Avenida Alfredo Balena, 586, bairro Santa Efigênia.
Em “Ao Alcance das Mãos”, a casa se torna silenciosa e existem somente os ruídos da cozinha, da televisão e do celular. Não é o silêncio da casa, mas dos afetos, e o que se faz necessário nesse momento é permitir o desfrutar do que está ao alcance das mãos e se projetar cada vez mais em relação ao outro, para que no toque mútuo o movimento ganhe potência.
CenÁpice Cia de Dança
É um grupo de Dança Contemporânea da cidade de Goiânia que surge em 2016 e se torna especial pelo compartilhamento de experiências entre Leidy Escobar, a primeira bailarina do Ballet Nacional de Cuba, que se reinventa por meio desse estilo de dança desde 2011, e Marcus Nascimento, artista goiano, bailarino e coreógrafo, premiado em diversos festivais na Região Centro-Oeste do país.
A palavra CenÁpice surge da junção entre Cena e Ápice, o Ápice da Cena, o clímax que faz com que a história não seja mais a mesma. O som dessa palavra remete a sinapse, local em que acontece a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para a outra. O grupo pretende provocar diálogos com o público para que a dança seja ressignificada a partir do olhar de quem passa não só a observar, mas a compor o espetáculo, por meio de um processo de atribuição de sentidos para os gestos dançados.
Projeto Terça da Dança
O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDançaBH, um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. As atividades e apresentações do Terça da Dança acontecem sempre às terças-feiras, às 19h.
O CRDançaBH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.