Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Fonte do Parque das Mangabeiras é reformada e volta a funcionar

Um dos locais mais atraentes e visitados do Parque das Mangabeiras Maurício Campos está de volta com toda a beleza e importância ambiental Após sete anos, a fonte que fica na Praça das Águas, logo na entrada do parque, voltou a funcionar

Publicado

em

Fonte do Parque das Mangabeiras é reformada e volta a funcionar

Um dos locais mais atraentes e visitados do Parque das Mangabeiras Maurício Campos está de volta com toda a beleza e importância ambiental. Após sete anos, a fonte que fica na Praça das Águas, logo na entrada do parque, voltou a funcionar. Importante elemento do paisagismo criado por Burle Marx, a fonte foi construída em 1982 e estava desligada devido à dificuldade na reposição de peças das estruturas hidráulica e elétrica.

Uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e Igreja Universal do Reino de Deus possibilitou a compra do material. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) foi a responsável pelas obras de reparo e manutenção.

Segundo o gerente do Parque das Mangabeiras, Leonardo Luchese, foram feitas atualizações no sistema de tubos hidráulicos e sistema elétrico. “A fonte já tem mais de 40 anos e pra se ter ideia, os tubos ainda são de bronze e precisavam de reparos muito específicos. O trabalho é minucioso e foi feito com bastante cuidado”, explicou Leonardo.

Para o religamento da fonte foi feito ainda um trabalho de limpeza dos resíduos orgânicos. “A fonte tem uma função de oxigenação do lago para os peixes e ornamentação que compõe a arquitetura e o paisagismo de Burle Marx. Quem vier ao parque vai poder aproveitar novamente esse local que é parte importante desse nosso patrimônio ambiental e histórico. Um lugar que é também utilizado para contemplação por parte dos visitantes está sendo devolvido à cidade”, disse o gerente.

O parque

Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos conserva na área de 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. Está localizado a uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, e possui um clima ameno.

Lugar para descanso, lazer e prática de esportes, o Mangabeiras recebe público de todo o país e até do mundo. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. Criado em 1966 como área de preservação ambiental, o parque é administrado pela FPMZB desde 2005.

O Parque das Mangabeiras fica na Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras, e está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.