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GP do Azerbaijão: Piastri vence com pódio definido por batida no fim
Leclerc e Russell completaram pódio; Pérez sofreu colisão com Sainz na penúltima volta, acionando safety car virtual e assegurando triunfo do piloto da McLaren
Se o triunfo na Hungria foi agridoce pelas ordens de equipe da McLaren, Oscar Piastri pode comemorar sem reservas desta vez: ele superou o pole position Charles Leclerc e segurou o monegasco para vencer o GP do Azerbaijão, neste domingo.
George Russell chegou em terceiro lugar em pódio herdado após Sergio Pérez bater com Carlos Sainz na penúltima volta.
Oscar Piastri à frente de Charles Leclerc no GP do Azerbaijão da F1 em 2024 — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
A corrida se deu inicialmente, como uma disputa entre Leclerc, Piastri e Pérez, que superou Sainz na largada.
Mas a tentativa mal sucedida de undercut do piloto da RBR o deixou fora da batalha que os pilotos à frente travavam.
Piastri assumiu a liderança na 20ª volta e seguiu sob pressão do ferrarista – a diferença entre eles chegou a apenas 0s3, mas cresceu nas voltas finais quando Leclerc tornou-se caça de Pérez.
O monegasco conseguiu repelir o rival, o que abriu caminho para Sainz passá-lo; porém, cercando o mexicano.
Aí, Checo encostou na roda traseira esquerda do espanhol e eles bateram.
E a crise na RBR se intensificou: Max Verstappen largou em sexto lugar e moveu-se pouco, terminando a corrida na mesma posição depois de uma briga perdida com Norris – este, pontuando ao chegar em quarto após largar em 17º.
Já o tricampeão não vence há sete corridas, seu maior jejum desde 2019.
Resultado
Resultado final do GP do Azerbaijão de F1 2024 — Foto: F1
A F1 retorna no próximo fim de semana em 22 de setembro com o GP de Singapura.
A prova é válida como a 18ª etapa da temporada 2024. Veja o calendário.
A corrida
Largada
Largada do GP do Azerbaijão da F1 em 2024 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Leclerc tomou distância de Piastri.
Atrás dele, porém, Pérez conseguiu passar Sainz com facilidade na primeira curva para assumir o terceiro lugar da prova.
No fundo do grid, quem fez uma boa largada foi Norris: de 16º, ele ganhou três posições, aparecendo em 13º; o britânico da McLaren já havia sido beneficiado com a saída de Hamilton do top 10.
O veterano da Mercedes teve que largar do pit lane porque trocou de motor; ele surgiu em 19º na primeira volta.
Lance Stroll, que havia começado em 13º, sofreu um furo de pneu e visitou os boxes já na segunda volta.
A disputa pela liderança
Leclerc ampliou sua vantagem sobre Piastri para 2s6 nas dez voltas iniciais e a dobrou posteriormente, enquanto o australiano tentava afastar-se de Pérez.
O mexicano tentou um undercut visando o segundo lugar e visitou os boxes na 13ª volta; a ameaça fez a McLaren acionar Norris, que conseguiu entrar na zona de pontuação em oito voltas.
Três giros depois, Piastri foi chamado.
O australiano parou no momento certo e retornou na pista metros à frente de Pérez.
No giro seguinte, foi a vez de Leclerc trocar os pneus.
As posições se reestabeleceram com o monegasco na ponta, com 0s8 sobre Piastri: na abertura da 20ª volta, na curva 1, o piloto da McLaren ultrapassou o rival e assumiu a liderança, repelindo uma tentativa de retaliação no giro seguinte.
Oscar Piastri à frente de Charles Leclerc no GP do Azerbaijão da F1 em 2024 — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Leclerc precisou administrar também a pressão de Pérez a meio segundo dele.
Apesar de conseguir uma folga até metade da corrida, Checo voltou a estar a menos de 1s dele nas últimas dez voltas.
A três giros da bandeirada, os pneus traseiros do monegasco cederam e o rival da RBR encostou de vez.
Era a brecha que Pérez precisava para o bote, o que aconteceu na penúltima volta.
Leclerc, porém, defendeu-se e isso abriu caminho para que Sainz, quarto colocado até então, o seguisse.
O espanhol fechou demais o rival da RBR, que não evitou a colisão e o acertou na roda dianteira esquerda.
Para não chamar o safety car à pista, a direção de prova acionou o carro de segurança virtual.
Como Russell herdou pódio?
Russell foi ultrapassado por Verstappen na largada e caiu para quinto lugar; na volta 13, visitou os boxes com o holandês e voltou fora da zona de pontuação, em 12º.
O piloto da Mercedes entrou no top 10 com os pit stops subsequentes dos rivais à frente e ficou em oitavo, preso por parte da prova atrás de Verstappen.
Ganhando uma posição com a troca de Albon na 34ª volta, George superou Verstappen na pista e subiu para quinto quando Norris fez ums egundo pit stop.
Era a posição perfeita para herdar a última vaga no pódio com a batida de Pérez e Sainz, que estavam na frente dele.
Protagonistas do campeonato sofreram
Norris conseguiu se recuperar após largar do fundo do grid, mas não teve um dia fácil: aparecia em 11º na quarta volta; outras quatro depois, finalmente entrou na zona de pontuação ao ultrapassar Oliver Bearman.
No 23º giro, após ganhar algumas posições, ele caiu para sexto ao ser ultrapassado por Sainz e ainda entrou na mira de Verstappen, com quem brigou pelo resto da prova.
O holandês foi de quinto a décimo após um pit stop lento na volta 13.
Ele subiu três colocações e seguiu na cola do rival da McLaren, que apesar da pressão, desvencilhou-se até visitar os boxes de novo na volta 38 e colocar pneus médios.
Max foi alçado à frente, mas se queixou da falta de aderência e de saltos do carro na traseira e foi ultrapassado por Norris a três voltas do fim.
Batida também ajudou Hamilton
Inicialmente, pontuar não parecia uma possibilidade para o heptacampeão, 12º antes da colisão de Pérez e Sainz: Hamilton começou a corrida do pit lane após trocar o motor e ganhou cinco posições nas primeiras cinco voltas.
Mas ele retornou ao fundo do grid após trocar os pneus médios na volta 14.
Avançando menos que o esperado desde então apesar dos apelos da Mercedes, Hamilton conseguiu entrar na zona de pontuação depois da batida e terminou a corrida em nono lugar, levando dois pontos.
Calouros pontuam
A colisão também beneficiou Oliver Bearman, que substitui Kevin Magnussen enquanto o piloto da Haas cumpre suspensão por atingir 12 pontos na superlicença.
Antes da batida, o britânico era apenas 13º.
Pouco antes da bandeira amarela, Franco Colapinto conseguiu ultrapassar Nico Hulkenberg e assumir a décima colocação.
O piloto da Williams, que disputa sua segunda corrida na F1, tornou-se o primeiro argentino a pontuar na F1 desde Carlos Reutemann em 1982; após a batida de Pérez e Sainz, ele ficou com o oitavo lugar, chegando à frente até de Hamilton.