BS Autos
InstaCarro capta R$ 55 milhões em rodada série C e planeja expandir sua plataforma fintech
Com o aporte, liderado pelos fundos americanos J Ventures, FJ Labs e Rise Capital.
A startup visa ampliar sua rede de benefícios de pagamentos para parceiros e consumidores
A InstaCarro, líder na compra e venda de carros usados no Brasil, anuncia a captação de um aporte de R$ 55 milhões, liderado pelos fundos J Ventures, FJ Labs e Rise Capital.
Com o lançamento de seu produto de empréstimo com garantia de ativos, a empresa está próxima de atingir o ponto de equilíbrio e usará este dinheiro para construir seu braço financeiro e plataforma de venda de revendedor para revendedores, enquanto acelera o crescimento.
Desde seu lançamento em 2015, a InstaCarro reimaginou tanto a experiência de venda de carros para os consumidores – oferecendo dinheiro instantâneo e leilões remotos de 24 horas – quanto a experiência de compra de carros para os revendedores, que fazem lances em carros totalmente inspecionados e aprovados por meio de um aplicativo web ou móvel e financiam a compra através da InstaCarro.
A empresa agora oferece aos revendedores software, financiamento, logística, registro e papelada, e um fornecimento crescente de carros de alta qualidade.
A captação de dívida foi liderada pela Bamboo, uma plataforma líder no mercado de capitais de dívida brasileira.
A Bamboo conseguiu abrir e fechar um processo em menos de três meses, garantindo dívida a taxas muito melhores do que as ofertas que a empresa tinha visto por conta própria, demonstrando seu acesso aos mercados de capitais e habilidade para criar ofertas de dívida atraentes para empresas brasileiras emergentes.
A rodada de captação também irá aprimorar a operação Direta-para-Revendedor (D2D) da InstaCarro.
Este serviço é personalizado para ajudar empresas de frota, instituições financeiras e grandes concessionárias de carros na gestão de inventário de movimentação, veículos recuperados e mais, facilitando o processo de venda tornando-a eficiente.
Desde o lançamento do D2D em 2023, a InstaCarro firmou parceria com concessionárias de carros online, empresas de aluguel de longo prazo e instituições financeiras.
“Nosso foco estratégico para expandir e diversificar nossas receitas está rapidamente nos levando à lucratividade e crescimento acelerado este ano”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.
A empresa está trabalhando na antecipação do lançamento de novos serviços inovadores em 2024, projetados para enriquecer as interações dos consumidores com carros.
Isso inclui revolucionar o processo de documentação de carros permitindo que os clientes completem toda a documentação necessária online, simplificando assim as transições de propriedade.
Por isso , a InstaCarro planeja introduzir relatórios de inspeção abrangentes, oferecendo aos compradores tranquilidade através de avaliações detalhadas das potenciais compras.
O serviço também incluirá opções de extensão de garantia, proporcionando segurança e confiança adicionais para os consumidores.
“Essas iniciativas estão prontas para solidificar ainda mais nossa posição como líder de mercado em soluções automotivas abrangentes, atendendo às necessidades em evolução de proprietários e compradores de carros”, adiciona Luca.
Felipe Moraes, CEO da Bamboo DCM Platform, disse: “Nossa colaboração com a InstaCarro representa nossa dedicação em capacitar empresas transformadoras para navegar pelas complexidades do mercado de capitais, impulsionando a inovação financeira e o crescimento do mercado”.
Enfim, Naman Rastogi, da Fasanara, traz à luz os fundamentos estratégicos do investimento: “A InstaCarro aproveita o vasto potencial do mercado brasileiro de carros usados, de US$ 75 bilhões, o terceiro maior do mundo, refletindo modelos comprovados de mercados estabelecidos, como Índia, Reino Unido e EUA”.
Por isso , a InstaCarro se destaca como um dos principais players, orquestrando mais de 8.000 transações mensalmente, com vendas superando R$2 bilhões desde a sua criação.
Com 35% das vendas atualmente financiadas, o objetivo é ultrapassar a marca de 50% até o final do ano, reforçando sua missão de democratizar o financiamento de carros.