Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Internet gratuita da PBH já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas

A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou o trabalho de democratização do acesso às redes e as políticas de inclusão social nos últimos dois anos Mais de 3,3 milhões de cidadãos já usufruíram da internet gratuita fornecida pela PBH

Publicado

em

Internet gratuita da PBH já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas

A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou o trabalho de democratização do acesso às redes e as políticas de inclusão social nos últimos dois anos. Mais de 3,3 milhões de cidadãos já usufruíram da internet gratuita fornecida pela PBH. Em maio de 2022, eram 690 mil usuários, o que representa um crescimento de 2,6 milhões nos últimos 2 anos. Além disso, com 2 mil km de fibra óptica instalada, foram disponibilizados 4.653 pontos de Wi-Fi em todas as regiões da capital.

A PBH também registrou quase 36 milhões de conexões em sua rede pública de Wi-Fi somente no mês de abril passado, quando também foram registrados mais de 200 mil novos usuários. A identificação para uso é simples, basta informar nome completo e CPF no momento de se conectar. É possível conferir no BH Map onde estão instalados os equipamentos gratuitos.

A Larissa de Oliveira Costa é uma dessas usuárias. Moradora do Bairro Santa Rita de Cássia, na regional centro-sul, ela compartilha como o sinal de internet presente em quase todas as áreas da capital facilita nas demandas do dia a dia. “Tenho três filhos pequenos, no meu ambiente de trabalho não fornecem acesso ao Wi-Fi, mas consigo utilizar o da prefeitura, o que facilita muito a comunicação. É uma maravilha, em quase todos os lugares do meu cotidiano consigo usufruir do sinal da PBH, nos postos de saúde, em casa e até mesmo nas praças e avenidas”, comentou.

De acordo com o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, as zonas de conectividade estão distribuídas em praças, avenidas, pontos turísticos e em diversos equipamentos públicos e podem ser acessadas por qualquer pessoa, em todas as nove regionais da cidade.

“A iniciativa se empenhou especialmente em levar tecnologia às regiões mais vulneráveis da capital e, hoje, 100% das vilas e favelas da cidade contam com a cobertura da Prefeitura. São 2.125 pontos implantados somente nessas áreas. Esse é um fruto do trabalho do Programa Vila + Conectada, conduzido pela Prodabel, que vem mudando a vida de milhares de pessoas. Além disso, celebramos recentemente 100 praças de BH com Wi-Fi”, destacou Mattos.

A medida permite que toda a população esteja inserida num mundo que caminha para ficar cada dia mais digital, promovendo a inclusão, e garante que os cidadãos possam acessar, por exemplo, os serviços oferecidos on-line no portal da Prefeitura de BH , resolver demandas bancárias e de negócios, bem como exercer o empreendedorismo digital sem precisar sair de casa. Além disso, a conectividade facilita a comunicação, a inserção no mercado de trabalho e também o acesso a oportunidades de aprendizado, como as oferecidas gratuitamente pela administração no modelo de Ensino a Distância para toda a população maior de 16 anos.

Além dos 4.653 pontos de Wi-Fi, a Prefeitura de Belo Horizonte garante conectividade para a população também a partir dos 130 telecentros, espaços com livre acesso a computadores, instalados nas nove regionais. Para a PBH não basta que os belo-horizontinos estejam munidos de meios para se inserir no digital, é preciso também capacitar os cidadãos. Tendo isso em vista, através do Programa de Inclusão Digital são oferecidos 16 cursos gratuitos em Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), os quais já certificaram mais de 12 mil moradores da capital.