Siga-nos
ENNA2024

BH e Região Metropolitana

Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 são abertos oficialmente na capital

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 foram abertos oficialmente nesta terça-feira (2) em cerimônia realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que contou com representantes de 114 escolas da capital, entre particulares e públicas O evento teve direito a desfile, juramento e revezamento da tocha olímpica pelos estudantes com acendimento da Pira olímpica, feito por um dos alunos destaques do JEBH 2023, o medalhista Brayan Victor Xavier dos Santos, da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, do Alípio de Melo

Publicado

em

Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 são abertos oficialmente na capital

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 foram abertos oficialmente nesta terça-feira (2) em cerimônia realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que contou com representantes de 114 escolas da capital, entre particulares e públicas. O evento teve direito a desfile, juramento e revezamento da tocha olímpica pelos estudantes com acendimento da Pira olímpica, feito por um dos alunos destaques do JEBH 2023, o medalhista Brayan Victor Xavier dos Santos, da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, do Alípio de Melo.

O JEBH será realizado entre os dias 11 de abril e 30 de junho. Cerca de 117 instituições escolares, mais de 3 mil alunos da rede pública e privada participam das 31 modalidades dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) de 2024, uma competição esportiva e educacional realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Participaram da abertura o coordenador da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Rodrigo Tavares, o presidente da AABB, Wagner Fonseca, a subsecretária de articulação da política pedagógica, Shirley de Cássia de Miranda, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Guilherme Orair, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, além do judoca Washington de Oliveira, do paratleta Davi César e do nadador Airton Pacífico Junior que disputará o JEBH 2024.

“O prefeito Fuad Noman sempre atento, sempre incentivando a prática de esportes e a realização dos Jogos Escolares de Belo Horizonte. Os jogos vão além da prática esportiva. Eles estimulam o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e promovem a convivência entre os estudantes”, garantiu a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco

Para a subsecretária de articulação da política pedagógica da PBH, Shirley de Miranda, os jogos escolares têm papel importante na vida de um estudante. “Esporte e educação têm que andar juntos porque a prática esportiva nós sabemos que ela faz bem para o nosso corpo, pra nossa mente, para a nossa capacidade de aprender e também nos ajuda nos relacionamentos, na convivência”, afirmou.

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte.

Etapa classificatória

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas. As olímpicas são 17: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3×3.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nas Olimpíadas Escolares Nacionais.