Siga-nos

Entretenimento

José Wilker, morto há 10 anos, devolveu dinheiro da plateia após esquecer falas em monólogo

Publicado

em

José Wilker

Ator que foi considerado um dos principais nomes das artes cênicas nacionais, José Wilker (1944-2014) completaria 80 anos em agosto deste ano de 2024, não tivesse saído de cena há uma década vítima de um infarto fulminante durante o sono. Com uma carreira longeva no teatro, na TV e, principalmente, no cinema, Wilker colecionava histórias curiosas que aos poucos vão sendo relembradas por colegas e amigos.

Sem ter sido ainda objeto de estudo que desse origem a uma biografia sobre sua trajetória artística e pessoal, Wilker tem histórias que ainda não foram contadas em sua totalidade, como, por exemplo, sua obsessão por compras e entraves que teve com outro nome essencial da cultura nacional, Jô Soares (1938-1922), durante os ensaios da peça A Cabra ou Quem é Sylvia? , de Edward Albee (1928-2016).

Uma destas histórias veio à tona hoje, 04, com a divulgação da conversa que o empresário e produtor musical João Marcello Bôscoli teve com Benjamin Back e André Barcinski durante o podcast B3+1, onde conversam sobre música e entrevistam personalidades do gênero.

Bôscoli lembrou de um período em que Wilker e Paulo César Pereio (1940-1924) frequentavam a casa de seu pai, Ronaldo Bôscoli (1928-1994), que morava na cobertura de um prédio onde na parte de baixo funcionava um teatro, no Rio de Janeiro. Em uma dessas visitas, lembra o produtor, Wilker teria fumado um cigarro de maconha e descido para fazer a sessão.

Ao entrar em cena, o ator teria se dirigido à plateia, pedido desculpas e confessado que teve um branco. “Ele chegou lá, era um monólogo e disse: ‘Senhoras e senhores, lamentavelmente hoje nada me ocorre. Obrigado.’ E devolveu o dinheiro”, lembrou o produtor, rindo.

Bôscoli não revela nem o nome da peça e nem tampouco o do teatro, mas a história serviu para divertir os companheiros de mesa e reforçar a aura mítica de Wilker, sempre capaz de manter uma plateia entretida.

Este post José Wilker, morto há 10 anos, devolveu dinheiro da plateia após esquecer falas em monólogo foi publicado primeiro no Observatório da TV .