BH e Região Metropolitana
Maternidade Octaviano Neves promove sessão de cinema no Setembro Amarelo
No mês de conscientização sobre a valorização da vida, o Hospital e Maternidade Octaviano Neves, da Hapvida NotreDame Intermédica, preparou uma ação especial para colaboradores.
Nos dias 24 e 25, a maternidade, localizada na região hospitalar de Belo Horizonte, vai exibir animações inspiradoras como parte do “Cine Pipoca”, uma ação realizada em alusão ao Setembro Amarelo.
Os dois dias de sessão vão abranger os colaboradores de ambos turnos.
Os filmes escolhidos para a exibição foram “Divertidamente” e “UP: Altas Aventuras”, sucessos dos estúdios Disney Pixar.
A técnica em segurança do trabalho, Rosilene Carneiro, que está à frente da ação, explica que a escolha das animações foi motivada por uma reflexão sobre nossos sentimentos.
“Pensamos nas abordagens sobre como lidamos com nossas emoções, perdas, sonhos e frustrações, desde a infância até a vida adulta.
São filmes que retratam também o relacionamento que temos com outras pessoas e o reconhecer e acreditar em nós mesmos”, afirma.
Segundo Rosilene, toda a equipe multidisciplinar interna se mobilizou para trabalhar de forma colaborativa e humanizada a temática da saúde mental.
A maternidade também tem programações para palestras e dinâmicas voltadas para o Setembro Amarelo.
“É importante promover a discussão aberta sobre as questões de saúde mental, como depressão, ansiedade e outros distúrbios que, muitas vezes, podem ser fatores de risco para o suicídio.
Por isso, temos que entender que questões de saúde mental não são sobre fraquezas, mas sim sobre um complexo de múltiplos fatores que pode gerar muito sofrimento”, completa.
Para a diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves, remover os estigmas no debate da saúde mental também é um formato ideal para convidar todos para uma reflexão saudável.
“O fortalecimento da saúde mental é um pilar fundamental para uma qualidade de vida adequada. As discussões sobre o tema, quando ocorrem de forma lúdica, tornam-se mais leves e menos estigmatizadas.
O Cine Pipoca cumpre o papel de levar aos nossos pacientes uma experiência interessante, positiva e enriquecedora”, reitera.