Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Movimenta PBH promoveu cinco eventos para servidores no mês de março

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu cinco encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de marçoO primeiro deles foi realizado no dia 7/3 e teve como tema a menopausa

Publicado

em

Movimenta PBH promoveu cinco eventos para servidores no mês de março

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu cinco encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de março.

O primeiro deles foi realizado no dia 7/3 e teve como tema a menopausa. A ginecologista Alessandra Ceravolo explicou quais são os sintomas típicos e atípicos dessa fase; a importância de uma abordagem individualizada; as alterações na saúde física e emocional associadas; bem como as terapias de reposição hormonal (TRH), com seus os prós e contras, entre outros assuntos. “Ela é um processo natural que pode interferir na rotina normal da mulher. Os sintomas têm um efeito substancial na qualidade de vida das mulheres e no desempenho no trabalho. É importante manter consultas regulares de revisão, fazer exercícios diários, ter uma dieta alimentar nutritiva e fazer o controle de peso corporal”, aconselhou.

Já no dia 14/3, o assunto abordado foi a obesidade. O médico Flávio Greco tratou sobre os fatores genéticos, ambientais e do estilo de vida e como estes interferem na obesidade, os impactos imediatos e o risco de doenças crônicas associadas ao acúmulo de gordura no corpo. “Apresentei diferentes abordagens de tratamento, como dieta, vida ativa, medicamentos e cirurgias. As causas da obesidade podem ser o sedentarismo, genética, privação de sono ou transtornos alimentares. Ela está ligada ao aumento do risco de diversas doenças, piora de qualidade de vida e aumento da mortalidade.  A chave do tratamento é a prevenção e adoção de hábitos saudáveis de vida”, destacou.

Para falar sobre as doenças intestinais e sua prevenção, o Movimenta PBH convidou a médica Isadora Pinheiro. O encontro foi no dia 19/03 e, entre os tópicos, os fatores de risco e como estar atento aos sinais de alerta. “É fundamental ter a detecção precoce dessas doenças. Falei também com que frequência devemos realizar o exame de colonoscopia e do papel da hidratação para o funcionamento adequado do sistema digestivo”, disse Isadora.

No dia 25/3, dando sequência à agenda de março, os participantes puderam aprender sobre a saúde osteomuscular. As lombalgias, tendinites e osteoartrite e as estratégias para se lidar com a dor associada às condições osteomusculares foram demonstradas pela fisioterapeuta Adriana Cenízio. Ela falou também da importância do autocuidado para uma saúde duradoura e deu dicas para manter a postura ideal no trabalho e nas atividades diárias. “As doenças osteomusculares são a osteoporose, artrite, tendinopatia, bursite, distúrbios da coluna e a miopatia”, explicou a especialista.

Encerrando os encontros do último mês, a cardiologista Luísa Reis fez um bate-papo sobre hipertensão com os participantes. O evento aconteceu no dia 27/3 e abordou a hipertensão arterial sistêmica. “Mostrei como identificar essa condição que é, às vezes, silenciosa e assintomática e como a hipertensão pode favorecer casos de infarto, AVC e insuficiências renal e cardíaca”. A médica também apresentou os fatores de risco modificáveis e a influência de uma vida ativa no controle da pressão arterial.

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.