Siga-nos

Colunistas

O desafio da Hipertensão arterial em pacientes Obesos e/ou Diabéticos

Publicado

em

A Hipertensão arterial é doença crônica mais prevalente e principal causa de morte no mundo.

Um fator de risco importante para o desenvolvimento de hipertensão arterial é a obesidade.

Estudos mostram que 60% da população brasileira tem sobrepeso ou obesidade e que Hipertensão arterial está presente em 60% da população com sobrepeso e em 70% da população obesa.

Além da obesidade causar aumento da Pressão arterial, o excesso de peso também dificulta o controle adequado da pressão arterial com os medicamentos disponíveis.

Outra condição que aumenta o risco de desenvolver Hipertensão arterial é a Diabetes Mellitus que também dificulta o tratamento da Hipertensão e esta muito associada a obesidade, 80% dos pacientes Diabéticos são Hipertensos.

A obesidade aumenta pressão arterial e dificulta o seu tratamento através de mecanismos complexos como a resistência a insulina e hiperinsulinemia que aumenta a retenção de sódio e água, e também através da hiperativação do sistema renina angiotensina Aldosterona que participa ativamente no aumento da pressão arterial.

Pacientes com obesidade e ou diabetes são um desafio para o adequado controle pressórico.

Perda de peso, atividade física regular, dieta adequada e o uso de medicamentos corretos prescritos pelo médico são de suma importância para um melhor controle pressórico nessa população de pacientes tão desafiadora.

Médico cardiologista, professor do curso de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Coordenador do curso Speaker training Pro, Palestrante e Consultor de saúde da Indústria Farmacêutica