Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Obra em área de risco na Vila Marçola vai proporcionar segurança aos moradores

A Prefeitura de Belo Horizonte começou mais uma obra de erradicação de risco geológico na cidade, que dessa vez beneficiará diretamente 15 famílias da Vila Marçola, no Aglomerado da Serra As intervenções serão feitas na encosta acima da Rua da Amizade, a partir da interseção com a Rua Bandoneon, melhorando o acesso para os moradores e garantindo a eles mais segurança e qualidade de vida

Publicado

em

Obra em área de risco na Vila Marçola vai proporcionar segurança aos moradores

A Prefeitura de Belo Horizonte começou mais uma obra de erradicação de risco geológico na cidade, que dessa vez beneficiará diretamente 15 famílias da Vila Marçola, no Aglomerado da Serra. As intervenções serão feitas na encosta acima da Rua da Amizade, a partir da interseção com a Rua Bandoneon, melhorando o acesso para os moradores e garantindo a eles mais segurança e qualidade de vida. No local serão construídos muros de arrimo e escadarias de acesso com corrimão, além de utilizado concreto projetado em partes dos taludes e implantadas redes de drenagem e de esgoto. As áreas remanescentes também receberão tratamento.

Para a execução das melhorias serão investidos recursos do próprio município que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão. Essas intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico, que inclui diversas obras emergenciais para mitigação dos riscos geológicos na capital, beneficiando milhares de pessoas. Até o momento, a Urbel e a Sudecap finalizaram 287 intervenções e mais 67 estão em andamento.

De acordo com Luiz Delgado, coordenador urbanístico da Urbel que acompanha o empreendimento, as fases referentes aos serviços de topografia e sondagem, projetos executivos e licitações foram concluídas e a obra já está em andamento. “Fizemos a limpeza do terreno e as contenções estão em fase de execução para mitigação do risco na área, pois o mesmo era classificado como alto. Assim, com as adequações necessárias, será possível melhorar o acesso na região e, principalmente, evitar o deslizamento da encosta, proporcionando tranquilidade às famílias e preservando as vidas”, disse.

Ricardo de Souza Castro, morador e comerciante da Rua da Amizade, afirma que as famílias estão bastante satisfeitas com a realização das obras. “Estamos felizes porque finalmente vamos ficar livres do perigo dessa encosta aqui e em breve vamos poder circular livremente, inclusive as nossas crianças. Essa iniciativa da Prefeitura foi boa demais, nos atenderam super bem e a gente está muito agradecido. E podem contar com a nossa colaboração sempre” disse.