Brasil
Palmeiras à frente e dupla Gre-Nal em alta: veja o ranking de sócios por clubes da Série A do Brasileirão
Flamengo e Atlético-MG fecham o top 5.
Embalado por conquistas recentes, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o Palmeiras é o clube com o maior número de sócios do país: são 176.521. Em comparação ao mês de maio de 2022(66.770), o quadro social do Verdão aumentou 2,7 vezes.
O crescimento da dupla Gre-Nal chama atenção desde o ano passado. Impulsionado pelo fator Luis Suárez, o Grêmio foi de 60 mil para mais de 100 mil, marca atingida pela primeira vez na história. Atualmente, o Tricolor registra pouco mais de 112 mil associados.
Já o Inter fechou 2023 com 124 mil e angariou mais de 15 mil nos primeiros meses deste ano. O objetivo é atingir 150 mil até metade do ano – os valores com o quadro social seriam suficientes para quitar boa parte da folha salarial, de acordo com o presidente Alessandro Barcellos.
O Atlético-MG, que chegou a liderar o ranking em 2022, apresentou uma queda importante nos dois últimos anos, mas segue no “G-4”. Os clubes com maior número de torcedores do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians, aparecem apenas na quinta e 10º colocações, respectivamente.