BH e Região Metropolitana
PBH celebra 20 anos do Restaurante Popular Josué de Castro, no Santa Efigênia
O Restaurante Popular II – Josué de Castro, localizado na região hospitalar (Rua Ceará, 490 – Santa Efigênia), completa nesta terça-feira (2) 20 anos de trabalho pela garantia da segurança alimentar e nutricional da população em Belo Horizonte Para celebrar o aniversário do equipamento junto com usuários e trabalhadores, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especial que acontece durante o horário do almoço, das 11h às 14h
O Restaurante Popular II – Josué de Castro, localizado na região hospitalar (Rua Ceará, 490 – Santa Efigênia), completa nesta terça-feira (2) 20 anos de trabalho pela garantia da segurança alimentar e nutricional da população em Belo Horizonte. Para celebrar o aniversário do equipamento junto com usuários e trabalhadores, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especial que acontece durante o horário do almoço, das 11h às 14h.
A programação conta com apresentação da Banda da Guarda Municipal e bolo de aniversário. O cardápio do dia traz arroz, feijão, lombo assado ao molho de abacaxi, couve ao alho e óleo e salada de pepino com tomate e cenoura. Para aqueles que preferem uma opção vegetariana, será servido hambúrguer de feijão e ovos mexidos, além de fruta e bem casado para a sobremesa[
1
] .
Inaugurado em 2004, o Restaurante Popular Josué de Castro é uma das unidades vinculadas à Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. Diariamente, a unidade serve cerca de 2.300
[2]
[3]
refeições nutricionalmente balanceadas por dia, com variedade de frutas, verduras e legumes com preços acessíveis. Deste total, cerca de 775 são servidas gratuitamente à população em situação de rua.
Além de atender diariamente, nos finais de semana e feriados, os quatro
Restaurantes Populares de Belo Horizonte
servem marmitex para a população em situação de rua, garantindo o acesso à alimentação para este público todos os dias da semana.
Para a população em situação de rua cadastrada pela Prefeitura, as refeições são totalmente subsidiadas pela Prefeitura, e ofertadas de forma gratuita. Para os beneficiários do programa Bolsa Família, os custos são reduzidos pela metade. Para a população em geral, a Prefeitura mantém os mesmos valores desde 2015, sendo R$ 3 o almoço.
Restaurantes Populares de Belo Horizonte
Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos que se caracterizam pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. São destinados a oferecer refeições variadas à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além da unidade Josué de Castro, na área hospitalar (RP II), o município conta com outras 4 unidades: o RP I – Herbert de Souza, localizado na Avenida do Contorno, 11.484 – Centro; A unidade Maria Regina Nabuco, na Estação BHBus de Venda Nova (RP III), o RP IV – Dom Mauro Bastos, localizado na Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001 – Barreiro, e o Refeitório Popular João Bosco Murta Lages, localizado na Câmara Municipal. Além do almoço, as unidades I e II oferecem também café da manhã e jantar. Ao todo, a rede de Restaurantes Populares serve por dia cerca de 10 mil refeições.