BH e Região Metropolitana
PBH ofertou quase 6 mil vagas em dois meses de funcionamento das teleconsultas
Desde que a Prefeitura de Belo Horizonte retomou as teleconsultas na capital, em 29 de fevereiro, foram disponibilizadas 5980 vagas para teleatendimento
Desde que a Prefeitura de Belo Horizonte retomou as teleconsultas na capital, em 29 de fevereiro, foram disponibilizadas 5.980 vagas para teleatendimento. No início, voltadas apenas para os pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya, as marcações, ofertadas diariamente, foram ampliadas em quantidade e em condições clínicas. Além de febre, dor no corpo e atrás dos olhos, pessoas com diarreia ou quadros respiratórios, por exemplo, também podem agendar um dos horários disponibilizados das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.
“Essa foi mais uma das estratégias adotadas pela Prefeitura para garantir o acesso da população, em tempo oportuno, reduzindo a pressão assistencial em nossas unidades, principalmente durante a epidemia de dengue e período das doenças respiratórias. Cerca de 50% desses atendimentos foram a pessoas com sintomas de arboviroses, seguidos por 32% de pacientes com queixas respiratórias”, explicou o gerente da Rede Ambulatorial Especializada, Mateus Figueiredo.
O número de pessoas que realizou as marcações, mas não passou pela teleconsulta é alto: cerca de 30%. Por isso, a Prefeitura orienta que, caso surja um imprevisto e o paciente não consiga estar disponível no horário marcado, a pessoa desmarque para que outro usuário possa ser atendido.
Acesso ao serviço
Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no
portal da Prefeitura.
Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste
link
para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.
É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento.
Outras orientações podem ser verificadas no
portal da Prefeitura.