Siga-nos

BH e Região Metropolitana

PBH participa de audiência de desenvolvimento da região metropolitana

A Prefeitura de Belo Horizonte participou do 2º Ciclo de Audiências Públicas sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDUI-RMBH), evento organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), vinculada ao governo do estado O Plano é um assunto extremamente importante para todos os municípios da região, alinhando com Belo Horizonte um arranjo e governança que permite tomar, em conjunto com os municípios vizinhos e com o estado, decisões estratégicas sobre assuntos delicados e superar uma série de desafios existentes no meio urbano e gestão de cidades

Publicado

em

PBH participa de audiência de desenvolvimento da região metropolitana

A Prefeitura de Belo Horizonte participou do 2º Ciclo de Audiências Públicas sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDUI-RMBH), evento organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), vinculada ao governo do estado. O Plano é um assunto extremamente importante para todos os municípios da região, alinhando com Belo Horizonte um arranjo e governança que permite tomar, em conjunto com os municípios vizinhos e com o estado, decisões estratégicas sobre assuntos delicados e superar uma série de desafios existentes no meio urbano e gestão de cidades.

Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano compareceu ao evento representando o prefeito Fuad Noman, e reforça a importância da ação conjunta do Plano Diretor de Belo Horizonte com o PDUI-RMBH. “Temos em Belo Horizonte, vários instrumentos de planejamento. O Plano Diretor, que foi revisado em 2019, Plano de Habitação, Plano de Saneamento, Plano de Drenagem e uma série de outros planos que indicam caminhos para resolvermos nossos problemas. Mas para vários desses problemas, o município não tem condições de encaminhar soluções sozinho. São questões que afetam diretamente dois ou mais municípios e que dependem de soluções integradas. Hoje já trabalhamos com alguns convênios, consórcios ou parcerias com nossos vizinhos para tratar de questões como coleta e destinação de resíduos sólidos, atendimento de saúde e outros. Mas o plano metropolitano, quando consolidado, vai facilitar muito essas parcerias.”

Belo Horizonte acompanhou e continua acompanhando de perto as tratativas e o processo de planejamento metropolitano e incentivando o atual trabalho de revisão do Plano Metropolitano, que possui muitas compatibilidades entre o que se planeja na escala metropolitana e o que está sendo proposto urbanamente em Belo Horizonte.