Siga-nos

BH e Região Metropolitana

PBH recebe o Prêmio Inovacidades por sua política de transformação digital

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o Prêmio Inovacidades nesta terça-feira (14), durante o evento Smart City Business Brazil Congress 2024, realizado em São Paulo O prefeito Fuad Noman foi representado no evento pelo diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, e pela subsecretária de Modernização da Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Renata Coelho

Publicado

em

PBH recebe o Prêmio Inovacidades por sua política de transformação digital

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o Prêmio Inovacidades nesta terça-feira (14), durante o evento Smart City Business Brazil Congress 2024, realizado em São Paulo. O prefeito Fuad Noman foi representado no evento pelo diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, e pela subsecretária de Modernização da Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Renata Coelho.

O prêmio é fruto dos resultados alcançados com a política de transformação digital implantada em Belo Horizonte, alinhada ao Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente – BHCI. A iniciativa visa não só digitalizar os serviços públicos, mas também promover a modernização de toda a cadeia de ofertas da PBH, proporcionando uma simplificação dos processos, além de mais segurança, comodidade, eficiência e respostas efetivas às demandas da população.

Entre as soluções implementadas está a plataforma BH Digital, que integra tecnologia e inclusão digital aos serviços disponíveis. Além de prover o Portal de Serviços da PBH, integrado a autenticação gov.br e ao PBH APP, o sistema possui um portfólio de funcionalidades integradas que permitem o gerenciamento e automatização de processos de negócios, a gestão eletrônica de documentos, a gestão de serviços e a gestão do relacionamento com o cidadão.

São 1.425 serviços disponíveis no Portal de Serviços, sendo 1.000 desses digitais. Pela plataforma, o munícipe consegue solicitar demandas como tapa-buracos, licenciamentos, fiscalização, emissão de guias, poda de árvores, reclamação sobre o transporte coletivo, entre outros. É possível também que a população avalie e envie sugestões acerca do serviço oferecido, podendo também tirar dúvidas e encontrar outras informações sobre a administração pública. Além disso, a prefeitura faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (rede.gov.br), reforçando seu compromisso com a simplificação e desburocratização do serviço público.

“O município conta com mais de 300 sistemas, um robusto pacote de serviços digitalizados e temos trabalhado para ampliar nossa capacidade e aumentar esses números, afinal isso reflete em melhorias lá na ponta, na entrega ao cidadão. Cada serviço desse representa menos burocracia para o cidadão, que não precisa mais se deslocar ou enfrentar filas para ter acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura, no digital ele também pode se conectar com a PBH a qualquer dia e horário. Estar aqui recebendo mais esse reconhecimento muito nos alegra, uma vez que também é um indicativo que estamos seguindo na direção certa”, celebra Jean, que também é coordenador do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente.

Reconhecimentos em anos anteriores

A Prefeitura de Belo Horizonte já foi agraciada com o Prêmio Inovacidades em anos anteriores. Em 2022, foi vencedora com Programa de Inclusão Digital, e, em 2023, com o Programa de Resiliência Climática.

Este ano, além de ser premiada, a PBH também participará na quarta-feira (15) de um painel organizado pelo Fórum Inovacidades, abordando “Inteligência Artificial nas prefeituras: diretrizes para uma gestão responsável e inclusiva”. A apresentação será feita por  Jean Matos, que também  é vice-presidente de Governo Digital.

O debate se dará à luz de uma carta lançada pelo Fórum e tratou os aspectos que perpassam a questão do uso de IA pela administração pública, destacando a importância de uma abordagem ética, transparente e comprometida com os valores humanos. Jean Mattos foi acompanhado na roda de conversa por representantes das prefeituras de Assaí (PR), Boa Vista (RO), Jaguariúna (SP) e Santo André (SP).

Na ocasião, Belo Horizonte também apresentará dois artigos científicos durante o Congresso IC², conferência internacional sobre teoria e prática das cidades inteligentes. O congresso busca oportunizar o encontro entre profissionais e pesquisadores da pauta de cidades inteligentes, promovendo painéis de debates e o conhecimento de novas soluções e tecnologias.

O primeiro artigo apresentado reflete o Programa de Inclusão Digital de BH, abordando as estratégias de implementação da iniciativa, suas características e os impactos refletidos na população contemplada pelo programa, bem como os desafios e lições tiradas da experiência. Já o segundo material traz uma análise acerca do processo e dos resultados obtidos com a transformação digital na capital, embasada por entrevistas, análises e observações.

O Smart City Business Brazil Congress 2024

Organizado pelo Smart City Business America, o evento pautou práticas e ideias inovadoras que visam priorizar a experiência das pessoas no cenário urbano, reunindo no mesmo ambiente líderes, gestores e atores dos setores público e privado, proporcionando o encontro entre quem se interessa em adquirir soluções para cidades inteligentes e quem as desenvolve.