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BH e Região Metropolitana

Prefeito Fuad Noman assina ordem de serviço para projeto do BRT Amazonas

O prefeito Fuad Noman assinou nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para estudos e projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas Os estudos contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas

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Prefeito Fuad Noman assina ordem de serviço para projeto do BRT Amazonas

O prefeito Fuad Noman assinou nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para estudos e projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas. Os estudos contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas. A previsão de conclusão dos projetos é de 30 meses.

A área de abrangência para a elaboração de estudos preliminares, estudos de viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana, para atendimento aos projetos de mobilidade urbana desta contratação, contempla uma extensão total de 39,67 km de vias.

O sistema irá operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na Avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, os impactos vão beneficiar todo o vetor oeste da capital e municípios vizinhos. “O benefício da obra é que a gente consiga reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, trazendo um corredor do transporte público de massa mais ágil e conectado”.

O objetivo é melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo na região. Os benefícios e resultados esperados são:

– Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;

– Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;

– Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;

– Melhorar a segurança nas travessias de pedestres;

– Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;

– Racionalizar a operação com a otimização da frota;

– Reduzir os custos do transporte público;

– Facilitar a integração com os outros modos de transporte;

– Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.

No total serão 39,67 km de tratamento de vias ao longo da avenida Amazonas e nas ruas e avenidas da região do Barreiro. Nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel serão implantadas estações de transferência, similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.