BH e Região Metropolitana
Prefeito Fuad Noman participa de Festival de Judô e anuncia expansão do Superar
O prefeito Fuad Noman participou na tarde desta terça-feira (11) do Festival de Judô e fez a mudança de faixa para a preta do primeiro aluno matriculado na modalidade oferecida pelo Programa Superar, que em 2024 completa 30 anos Emocionado com as histórias de superação, o prefeito afirmou que pretende ampliar o modelo para todas as regiões da capital
O prefeito Fuad Noman participou na tarde desta terça-feira (11) do Festival de Judô e fez a mudança de faixa para a preta do primeiro aluno matriculado na modalidade oferecida pelo Programa Superar, que em 2024 completa 30 anos. Emocionado com as histórias de superação, o prefeito afirmou que pretende ampliar o modelo para todas as regiões da capital. A primeira regional a receber a expansão é a de Venda Nova. O programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento.
Todos os 40 alunos que participaram do festival lutaram pelo menos uma vez. Todos trocaram de faixa e ainda ganharam uma medalha de participação. “A gente não tem o que falar. A gente tem que fazer mais e mais e mais pra que essas pessoas tenham uma vida melhor, uma vida mais saudável. Tem todos os esportes aqui. Nós temos que ampliar pra cidade inteira esse espaço”, disse o prefeito Fuad Noman.
A secretária municipal de Esportes de Lazer, Adriana Branco, falou da parceria com a secretaria de Educação, que possibilita que o Programa Superar seja aplicado em escolas. “Sempre que eu venho à Familia Superar, eu me emociono. Pra mim, isso sim é uma política pública. O prefeito Fuad sempre me disse: você atingiu o objetivo se você conseguir melhorar a vida das pessoas. Hoje a gente anunciou essa parceria com a secretaria de Educação, com a escola Municipal Moisés Kalil e vamos poder multiplicar esse programa para todas as regiões da cidade, começando por Venda Nova. Eu queria agradecer ao prefeito Fuad por sempre nos incentivar”, finalizou Adriana Branco, Secretaria Minicipal de esportes e Lazer.
Este ano, em especial, o festival faz parte das celebrações de 30 anos do programa Superar. A entrega de faixa para 40 alunos do programa Superar foi no Ginásio do Centro de Referência Esportiva para Pessoa com Deficiência – CREPPD.
Onde encontrar o Superar
Regional Nordeste
Centro de Referência Esportiva Para Pessoas Com Deficiência – CREPPD – Av. Nossa Senhora de Fátima, 2.283 – Carlos Prates
Regional Pampulha
Centro Esportivo Universitário – CEU/UFMG – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n°
Regional Barreiro
Escola Estadual de Ensino Especial Amaro Neves – Av. Ximango, 280 – Flávio Marques Lisboa
Regional Centro-Sul
Instituto São Rafael – Av. Augusto de Lima, 2.109 – Barro Preto
O programa Superar também tem núcleos dentro do Programa Esporte para Todos (PET):
· Clube Palmeiras – R. Grão Pará, 589, Santa Efigênia
· Clube AABB – Rua Euclides Franco, 50, Garças
· Clube Sírio – Av. Antônio Abrahão Caram, 350, São José
· Clube Cruzeiro – Rua dos Guajajaras, 1.722, Barro Preto
· Clube Oásis – Rua Salinas, 1.993, Santa Tereza
Como participar
A pessoa deve ter idade superior a seis anos, laudo comprovando a deficiência, atestado médico com liberação para atividade física e disponibilidade de vagas. Portal de Serviços – Superar.