BH e Região Metropolitana
Prefeitura certifica Instituições que promovem a Igualdade Racial
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta sexta-feira (7), a partir das 17h, no Museu da Moda, a cerimônia de entrega do Selo BH sem Racismo, nas categorias Compromisso e Excelência, para as instituições que, reconhecidamente, promovam a igualdade racial no cotidiano de trabalho Na oportunidade, seis instituições públicas e privadas receberão o Selo BH sem Racismo
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta sexta-feira (7), a partir das 17h, no Museu da Moda, a cerimônia de entrega do Selo BH sem Racismo, nas categorias Compromisso e Excelência, para as instituições que, reconhecidamente, promovam a igualdade racial no cotidiano de trabalho. Na oportunidade, seis instituições públicas e privadas receberão o Selo BH sem Racismo. A adesão ao programa tem duração de dois anos.
O programa tem como objetivo estimular, apoiar e reconhecer instituições que possuem, nas práticas de gestão, ações no campo da promoção da igualdade racial, do enfrentamento do racismo e do combate à discriminação étnico-racial.
As organizações selecionadas para receber a premiação destacam-se em iniciativas que reforçam a superação do racismo e a preservação da cultura afro-brasileira e indígena na cidade, tais como assistência jurídica gratuita, cursos pré-vestibulares populares, aulas de artes, grupos de estudos sobre relações raciais, grupos de apoio, entre outras atividades.
As instituições selecionadas receberão um selo do Programa com intuito de marcar e garantir a manutenção das ações que motivaram seu reconhecimento. A relação com as organizações certificadas estão disponíveis no
Portal da PBH.
Compromisso e Excelência
As duas categorias do selo
BH sem Racismo
são Compromisso e Excelência. A primeira é voltada para as empresas que ainda não desenvolvem ações de promoção da igualdade racial, mas que se comprometem a fazê-lo, apresentando um plano de trabalho com ações a serem desenvolvidas ao longo de dois anos.
A categoria Excelência reconhece as instituições que já desenvolvem ações e que demonstram um compromisso contínuo com a promoção da igualdade racial, também sendo necessária a apresentação de um plano de ação para os próximos dois anos.
As empresas interessadas em se inscrever no Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte devem aguardar a publicação do novo edital de credenciamento.
Desde 2016, o Município de Belo Horizonte já certificou 27 instituições na categoria Excelência e 17 instituições na categoria Compromisso.