Siga-nos
ENNA2024

BH e Região Metropolitana

Prefeitura de Belo Horizonte apresenta posicionamento da gastronomia da cidade

Desde o reconhecimento da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado na elaboração de estratégias para impulsionar o setor no município Uma das principais iniciativas é o projeto ‘Ajunta Gastronomia’, parceria da Belotur e o Sebrae Minas, que apresenta um dos resultados mais importantes em evento na próxima segunda-feira (27)

Publicado

em

Prefeitura de Belo Horizonte apresenta posicionamento da gastronomia da cidade

Desde o reconhecimento da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado na elaboração de estratégias para impulsionar o setor no município. Uma das principais iniciativas é o projeto ‘Ajunta Gastronomia’, parceria da Belotur e o Sebrae Minas, que apresenta um dos resultados mais importantes em evento na próxima segunda-feira (27). Trata-se do lançamento do estudo de Place Branding para a Gastronomia de Belo Horizonte, produto do trabalho de compreensão da identidade local, que visa construir um posicionamento sólido e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico. A agenda acontece na sede da PBH, no Auditório I, a partir das 9h30.

Para o desenvolvimento do estudo de Place Branding, a Belotur e o Sebrae Minas contaram com a expertise da Bloom Consulting, empresa global de desenvolvimento de estratégia de posicionamento de marca de cidades e países. A primeira etapa da ação se iniciou em 2023, com a elaboração de um diagnóstico a partir da percepção de moradores e turistas sobre a gastronomia de Belo Horizonte, por meio de uma interlocução ativa e participativa, e com um grande engajamento do público . Um segundo momento de escuta aconteceu durante as rodas de conversa com importantes atores do setor. Mais de 160 profissionais da área, incluindo chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, professores, além de profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo, contribuíram no projeto.

Após a avaliação e a conclusão da pesquisa, com base nos resultados obtidos, chegou-se ao posicionamento que será apresentado no próximo dia 27. Durante a agenda também serão discutidas as estratégias para a consolidação desse posicionamento e a governança da designação de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

“Essa iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento do turismo na capital mineira, por meio de um de seus principais atributos, que é a gastronomia, ativo que fez Belo Horizonte ser reconhecida pela Unesco como ‘Cidade Criativa’. Uma apresentação diferenciada e bem definida para o segmento contribui para a atuação da Belotur nas agendas de promoção turística e também nas ações do mercado. Com o apoio do prefeito Fuad Noman, o poder público municipal tem se dedicado ao fortalecimento da cidade como um importante destino gastronômico e o alinhamento da identidade, marca e posicionamento será fundamental para consolidarmos esse reconhecimento”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

O ‘Ajunta Gastronomia’ faz parte de um convênio, firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas, que abrange diversas ações para o setor. Entre outras iniciativas do projeto está o desenvolvimento de conteúdos informativos, que vão destacar os produtos e técnicas gastronômicas de bares e restaurantes da cidade, apresentando sua origem e relevância histórica, além do intercâmbio de chefs de cozinha, enriquecendo ainda mais a experiência de explorar os sabores da culinária mineira.

“O place branding vai além da criação de uma marca. É um esforço estratégico para valorizar a autenticidade da identidade gastronômica de Belo Horizonte. Esse processo não apenas posiciona a cidade como um dos principais destinos para os amantes da boa comida, mas também cria um senso de pertencimento da comunidade, fomenta investimentos e atrai mais visitantes. Dessa forma, não apenas os negócios de alimentação serão beneficiados, mas toda a cadeia produtiva associada ao turismo será impactada positivamente, estimulando ainda mais a economia local”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Bloom Consulting

A Bloom Consulting é uma empresa global com escritórios em São Paulo, Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Paris (França). Desde 2003, a Bloom Consulting desenvolve estratégias de nation branding e place branding para vários governos locais e nacionais em todo o mundo, colaborando com primeiros-ministros, presidentes, prefeitos, chefes de conselhos de turismo e diretores de agências de investimento, capacitando países, regiões e cidades graças à marca.

“Um projeto como este é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo, entendendo Belo Horizonte como a grande vitrine de Minas Gerais. O processo desenvolvido colaborativamente em todas as etapas ajuda a fomentar o senso de pertencimento e a valorização de uma herança tão rica como a da gastronomia mineira. Em Belo Horizonte fomos, particularmente, surpreendidos positivamente pela adesão maciça das pessoas no processo de engajamento”, completa Caio Esteves, sócio e diretor global de placemaking da Bloom Consulting.