Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Prefeitura já entregou mais de 200 obras nas regionais com alerta de risco geológico neste fim de semana

A Prefeitura de Belo Horizonte já concluiu, desde o lançamento do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico pelo Prefeito Fuad Noman, mais de 200 obras de contenção de encostas nas regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova e Pampulha, regiões para as quais existe um alerta emitido pela Defesa Civil apontando risco geológico alto até o dia 25, segunda-feiraAs intervenções executadas pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), são muito importantes para garantir a segurança e preservar a vida da população, principalmente nos períodos de chuvas intensas ou contínuas

Publicado

em

Prefeitura já entregou mais de 200 obras nas regionais com alerta de risco geológico neste fim de semana

A Prefeitura de Belo Horizonte já concluiu, desde o lançamento do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico pelo Prefeito Fuad Noman, mais de 200 obras de contenção de encostas nas regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova e Pampulha, regiões para as quais existe um alerta emitido pela Defesa Civil apontando risco geológico alto até o dia 25, segunda-feira.

As intervenções executadas pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), são muito importantes para garantir a segurança e preservar a vida da população, principalmente nos períodos de chuvas intensas ou contínuas.

“ Além do empenho para a realização das obras em áreas de risco geológico, todos os órgãos da Prefeitura estão preparados e seguindo as orientações do Prefeito Fuad para agirem imediatamente, caso haja qualquer situação de chuvas fortes na cidade. Por isso é muito importante que a população também fique atenta e siga todas as orientações do poder público”, explicou Claudius Vinícius Leite, diretor-presidente da Urbel.

É importante que a  população observe o surgimento de trincas nas moradias, em muros, e no solo, que podem significar movimentação de terreno; além de água minando do barranco e árvores inclinadas.

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

RECOMENDAÇÕES:

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa.
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
• Não jogue lixo ou entulho na encosta.
• Não despeje esgoto nos barrancos.
• Não faça queimadas.

EMISSÃO DE ALERTAS

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.