Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Prefeitura promove capacitação dos Pontos de Cultura certificados pelo Minc

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nas próximas semanas a oficina “Memórias e Identidades Culturais”, voltada à capacitação de Pontos de Cultura de Belo Horizonte certificados pelo Minc A iniciativa integra a Política Municipal Cultura Viva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de reconhecer, apoiar e fomentar grupos e agentes culturais da cidade

Publicado

em

Prefeitura promove capacitação dos Pontos de Cultura certificados pelo Minc

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nas próximas semanas a oficina “Memórias e Identidades Culturais” , voltada à capacitação de Pontos de Cultura de Belo Horizonte certificados pelo Minc. A iniciativa integra a Política Municipal Cultura Viva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de reconhecer, apoiar e fomentar grupos e agentes culturais da cidade. A oficina também faz parte do Programa “Caravanas da Cultura”, voltado à capacitação de artistas e produtores culturais.

A oficina “Memórias e Identidades Culturais” acontece na sede do Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte (Rua Itambé, 227 – Floresta) nos dias 6 e 13 de maio, das 14h às 17h . A inscrição é gratuita e deve ser realizada diretamente no site do Cultura Viva dentro do Portal da PBH . Cada Ponto de Cultura terá direito a 1 vaga na oficina. Todos os participantes receberão certificado.

A oficina abordará as relações entre memória, história, identidade e patrimônio cultural levando em consideração as políticas patrimoniais e arquivísticas como resultado de dinâmicas de lembranças e esquecimentos nas disputas entre grupos sociais. Será abordada a dimensão política da memória e o potencial transformador do patrimônio, refletindo sobre a gestão comunitária da memória e os usos da memória para os processos de transformação social e promoção dos direitos culturais.

Segundo Françoise Jean de Oliveira, diretora de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura, o apoio e a capacitação do Pontos de Cultura são fundamentais para promover o desenvolvimento cultural comunitário. “O poder público tem esse dever de apoiar e auxiliar na formação e no crescimento destas unidades culturais. E é isto que estamos promovendo através da Política Municipal Cultura Viva. Os Pontos de Cultura são espaços de inclusão e diversidade. Ao apoiar o desenvolvimento, estamos estimulando a economia criativa e protegendo o patrimônio cultural das comunidades nas quais eles estão inseridos”, completa.

Política Municipal Cultura Viva

A Política de Cultura Viva tem por objetivo reconhecer, apoiar e fomentar grupos e agentes culturais que já desenvolvem atividades de promoção do acesso aos bens e serviços culturais nos territórios da cidade, para que possam potencializar suas ações e, assim, ampliar o atendimento à população. Concebido em âmbito nacional em 2004, o Cultura Viva tornou-se a principal política pública voltada ao exercício da cidadania cultural e à garantia dos direitos culturais no Brasil, sendo referência internacional, replicado em outros países.

São considerados Pontos de Cultura os coletivos (sem CNPJ) ou entidades (com CNPJ) de natureza ou finalidade cultural, sem fins lucrativos, que desenvolvem e articulam atividades culturais continuadas em suas comunidades/territórios há mais de 2 anos e que possuem a certificação como Pontos de Cultura emitida pelo Ministério da Cultura. A certificação como Ponto de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoio financeiro e parcerias – fomento a projetos culturais, premiação de projetos, iniciativas e atividades e concessão de bolsas – além de permitir que a entidade ou coletivo se articule com os outros Pontos de Cultura que compõem a Rede Cultura Viva. Belo Horizonte já conta com mais de 120 Pontos de Cultura certificados, muitos dos quais já fomentados ou premiados com recursos da Política Municipal Cultura Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte.

Sobre o Programa “Caravanas da Cultura”

O Programa “Caravanas da Cultura” surgiu em 2018 com o objetivo de apresentar e orientar empreendedores quanto ao conteúdo de editais de arte e de fomento promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A partir de 2021, o Programa passou a promover encontros com a classe artística com o objetivo de ouvir a sociedade civil e debater sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo.

Agora, em 2024, o “Caravanas da Cultura” passa a atuar também na capacitação de agentes culturais. Por meio de instituições parceiras como o Instituto Vivas e o Observatório da Diversidade Cultural, o Caravanas da Cultura promoverá encontros nas nove regiões da cidade, com ações nos Pontos de Cultura e nos Centros Culturais municipais entre outros espaços da PBH. O objetivo é fortalecer a democratização da cultura, a garantia dos direitos culturais e a descentralização das políticas culturais, através da realização de atividades em rede sobre as principais ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, garantindo a participação social e a difusão de oportunidades para o campo cultural da cidade.

Os primeiros encontros aconteceram no final de março, e as ações se estendem até junho, nas 9 regionais de Belo Horizonte. A cada novo encontro, o Caravanas da Cultura irá reunir grupos e coletivos, entidades e organizações culturais, Redes locais, lideranças comunitárias, entre outros agentes com a intenção de ouvir e compreender as demandas locais, discutir a cultura de Belo Horizonte nos seus aspectos de acesso, fomento, institucionalização, memória e formação, além de ampliar a oferta de ações formativas voltadas para elaboração e gestão de projetos.

Nos encontros, serão apresentadas oportunidades na área cultural, tais como editais de fomento que estejam abertos; a implementação da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB e de outras políticas culturais específicas; o Programa Cultura Viva e o Fórum dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte; os Festivais e projetos como o FIT-BH, o FIQ-BH, o FAN-BH e a Virada Cultural, entre outros. Também haverá espaço para a capacitação, com workshops temáticos na área de projetos culturais, construção de portfólios, negócios da cultura, Pontos de Cultura e criação de redes de troca.

Serviço

Política Municipal Cultura Viva – Capacitação de Pontos de Cultura de BH

Programa “Caravanas da Cultura”

Oficina “Memórias e Identidades Culturais”

Data: dias 6 e 13 de maio, segundas-feiras, das 14h às 17h

Local: Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte (Rua Itambé, 227 – Floresta)

Inscrições gratuitas: site do Cultura Viva no Portal da PBH