BH e Região Metropolitana
Programa da PBH promove inclusão de pessoas com deficiência e das famílias
O programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento A iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer oferece 17 modalidades: iniciação esportiva, atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol, voleibol sentado, patinação, funcional e percussão
O programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento. A iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer oferece 17 modalidades: iniciação esportiva, atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol, voleibol sentado, patinação, funcional e percussão.
O programa existe desde 1994 e, atualmente, atende cerca de mil alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. João Bernardo trabalha no Superar há 30 anos. Atualmente ele é gerente. Emocionado, João fala do sentimento em relação ao programa. “Alegria sempre! Alegria, muita realização, muito grato à Deus por fazer parte da história desse Programa. Vale a pena acordar todos os dias e vir pra cá”, comentou.
Os usuários e as famílias também só têm a agradecer. O Programa da Prefeitura de Belo Horizonte mudou a vida de centenas de famílias. Libério enche a boca para falar do Superar. “Aqui eles acolhem bem, a aula é boa. Gosto da piscina e do futsal. Sou feliz aqui. Muito feliz”. Solange conta que até a saúde do filho melhorou depois que começou a frequentar o Superar. “Tem mais de 15 anos que meu filho está aqui. Melhorou e muito a saúde dele, coordenação motora. Graças a Deus que existe esse programa”.
“Esse Programa mudou minha vida. Antes minha vida era chata, monótona e agora eu fico muito mais alegre. Sou muito feliz aqui no Superar. Eu me sinto acolhido aqui. Tem muita inclusão aqui”, finalizou Ruan da Rocha, aluno do Superar.
Onde encontrar o Superar
Regional Nordeste
Centro de Referência Esportiva Para Pessoas Com Deficiência – CREPPD –
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2.283 – Carlos Prates
Regional Pampulha
Centro Esportivo Universitário – CEU/UFMG
– Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n°
Regional Barreiro
Escola Estadual de Ensino Especial Amaro Neves
– Av. Ximango, 280 – Flávio Marques Lisboa
Regional Centro-Sul
Instituto São Rafael
– Av. Augusto de Lima, 2.109 – Barro Preto
O programa Superar também tem núcleos dentro do Programa Esporte para Todos (PET):
· Clube Palmeiras – R. Grão Pará, 589, Santa Efigênia
· Clube AABB – Rua Euclides Franco, 50, Garças
· Clube Sírio – Av. Antônio Abrahão Caram, 350, São José
· Clube Cruzeiro – Rua dos Guajajaras, 1.722, Barro Preto
· Clube Oásis – Rua Salinas, 1.993, Santa Tereza
Como participar
A pessoa deve ter idade superior a seis anos, laudo comprovando a deficiência, atestado médico com liberação para atividade física e disponibilidade de vagas. Portal de Serviços – Superar.