BH e Região Metropolitana
Programação de férias para o público infantil agita o Cine Santa Tereza em julho
Em julho, uma programação especial no Cine Santa Tereza vai animar as férias escolares Entre os dias 6 e 31 deste mês, serão exibidos, gratuitamente, na programação do Circuito Municipal de Cultura, seis títulos nacionais voltados para a criançada, que incluem adaptações de autores de destaque do universo infanto-juvenil, como Ziraldo, Maurício de Souza e Maria Clara Machado, além de uma representação poética da pintora Tarsila do Amaral quando criança
Em julho, uma programação especial no Cine Santa Tereza vai animar as férias escolares. Entre os dias 6 e 31 deste mês, serão exibidos, gratuitamente, na programação do Circuito Municipal de Cultura, seis títulos nacionais voltados para a criançada, que incluem adaptações de autores de destaque do universo infanto-juvenil, como Ziraldo, Maurício de Souza e Maria Clara Machado, além de uma representação poética da pintora Tarsila do Amaral quando criança. A programação promove uma Sessão Azul, voltada a todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo, com ambiente adaptado à meia-luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema.
Os ingressos para as exibições, que acontecem sempre às 16h30, podem ser retirados pela Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão. Outras informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado com apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público – FUNEMP.
O Especial Infantil de Férias do Cine Santa Tereza começa no sábado (6), com “Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo” (2021), de Mauro Lima. No filme, Pippo, Bento e Sol se vêem em apuros quando Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião. O que parecia uma inofensiva relíquia era, na verdade, uma das faces do Medalhão de Uzur, responsável por controlar e manipular toda a magia existente no mundo. Assim que coloca o artefato no pescoço, o porteiro querido começa a se transformar em uma figura maligna.
No domingo (7), é a vez do filme “Turma da Mônica – Lições” (2021), de Daniel Rezende, baseado na série de quadrinhos homônima escrita por Maurício de Sousa. Na trama, Mônica é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo formado por ela, Cebolinha, Magali e Cascão. A decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em suas responsabilidades. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças, e decidem tomar uma medida drástica: fugir. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade.
No sábado seguinte, dia 13, será exibido, em Sessão Azul, o filme “Pluft, o Fantasminha” (2022), de Rosane Svartman. A comédia narra a inesperada amizade entre um fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. A Sessão Azul é voltada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo.
No domingo (14), crianças, jovens e adultos poderão curtir o clássico “Menino Maluquinho – O Filme” (1995), filme que marcou gerações ao humanizar o icônico personagem de Ziraldo, falecido aos 91 anos, em abril. No longa de Helvécio Ratton, que se passa no final dos anos 1960, Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família. Enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma – formada por personagens como Julieta, Bocão e Junin – ele observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.
A última semana traz a exibição de “Tainá: uma aventura na Amazônia” (2001), de Sérgio Bloch e Tania Lamarca, na terça-feira, dia 30. O filme enfoca a história de Tainá, pequena indígena de oito anos que vive na Amazônia com seu velho e sábio avô, Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu, ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a contragosto na selva.
Fechando a programação, na quarta-feira (31), será exibido o filme “Tarsilinha” (2022), que traz uma representação poética da pintora Tarsila do Amaral na infância, passeando por suas obras de arte. A animação de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo mostra a história de Tarsilinha, uma menina de oito anos que se vê obrigada a enfrentar seus medos e embarca sozinha em uma aventura para recuperar as memórias da sua mãe. Durante sua jornada, ela deve se tornar cada vez mais independente e corajosa. A trilha sonora é assinada por Zeca Baleiro.
Cine Santa Tereza
Inaugurado na década de 40 e fechado nos anos 80, o Cine Santa Tereza, por quase quatro décadas, exerceu um importante papel na criação de memórias afetivas e na relação dos moradores com a cultura e a sétima arte. Revitalizado e reaberto em 2016, a partir de uma demanda dos próprios moradores do bairro via orçamento participativo, o Cine Santa Tereza é hoje um dos últimos cinemas de rua da cidade, abrigado em um prédio histórico, cuja fachada encontra-se em processo de tombamento como patrimônio de Belo Horizonte. É um equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte tem a missão de difundir e democratizar o acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade, exibindo uma programação diversa e valorizando as produções locais, regionais e nacionais.
Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento. Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e março de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.019 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 565 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de milhares de artistas e profissionais.
Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Especial Infantil de Férias do Cine Santa Tereza
Quando.
De 6 a 31 de julho, às 16h30
Onde.
Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Quanto.
Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões
Programação
Sábado (6), 16h30
“Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo”
(Mauro Lima | Brasil | 2021 | Aventura | 102 min)
Classificação indicativa: Livre
Domingo (7), 16h30
“Turma da Mônica – Lições” (Daniel Rezende | Brasil | 2021 | Aventura | 97 min)
Classificação indicativa: Livre
Sábado (13), 16h30
“Pluft, o Fantasminha” (Rosane Svartman | Brasil | 2022 | Comédia | 87 min)
Classificação indicativa: Livre
Sessão Azul – Voltada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo
Domingo (14), 16h30
“Menino Maluquinho – O Filme” (Helvécio Ratton | Brasil | 1995 | Aventura | 91 min)
Classificação indicativa: Livre
Terça-feira (30), 16h30
“Tainá: uma aventura na Amazônia”
(Sérgio Bloch/Tania Lamarca | Brasil | 2001 | Aventura | 90 min)
Classificação indicativa: Livre
Quarta-feira (31), 16h30
“Tarsilinha” (Célia Catunda/Kiko Mistrorigo | Brasil | 2022 | Animação | 94 min)
Classificação indicativa: Livre