BH e Região Metropolitana
Quase R$ 6 milhões em emendas do deputado estadual Arnaldo Silva garantem melhorias para as APAEs mineiras
Até 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAEs) estabeleceu, em 2024, o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” como forma de sensibilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Nesta quarta-feira (28/8), terminará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Embora a data tenha sido instituída pela Lei Nº 13.585, sancionada em 2017, a celebração existe desde a década de 1960.
O maior aporte legislativo às APAEs mineiras é destinado pelo deputado estadual Arnaldo Silva (União).
Desde 2015, o parlamentar remeteu mais de R$ 6 milhões para a melhoria das 500 unidades no estado.
“Os recursos são usados para a aquisição de veículos, de equipamentos essenciais como cadeiras de rodas, para obras de infraestrutura e outras necessidades”, aponta Arnaldo Silva.
Dificuldades a serem vencidas
O deputado destaca que há muitos desafios para a estruturação das APAEs e destaca a importância dos investimentos.
“São locais que necessitam de estrutura física adequada e adaptada, equipamentos específicos para diversas atividades e a implementação de tratamentos e métodos ainda não abrangidos por todas as instituições”, afirmou.
Arnaldo Silva também destaca que ainda falta muito em termos de conscientização da sociedade.
“Precisamos tratar a causa com mais seriedade e empatia. Todo cidadão tem a responsabilidade de respeitar e reconhecer as necessidades das pessoas com deficiência”, conclui.