Bahia
SEC inicia transferência de estudantes entre escolas estaduais e orienta sobre matrícula de alunos novos
Para o ano de 2024, o Estado vai duplicar a oferta de Educação em Tempo Integral, passando de 60 mil para 120 mil.
O processo de matrícula para o ano letivo de 2024 segue na rede estadual de ensino. Esta terça-feira (16) é dedicada a estudantes que pretendem fazer transferência de uma escola para outra da rede pública baiana. A solicitação pode ser feita via internet, através da plataforma do Governo do Estado (ba.gov.br), ou presencialmente, na unidade escolar da rede em que o estudante estava matriculado em 2023. A partir de quarta-feira (17), a Secretaria de Educação do Estado (SEC) inicia a matrícula de estudantes novos, pela internet.
Dona Marlene dos Santos, mãe da estudante autista Laiane Silva, aprovou a matrícula on-line, realizada sem fila e com dia exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD). “Eu acho maravilhoso, porque temos um dia específico, não pegamos fila e conseguimos logo a nossa vaga. Espero que a minha filha aprenda muito e tenha um bom apoio, pois tenho outra filha autista que já estuda na rede estadual e eu gostei muito da experiência”, comentou.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, acompanhou a matrícula no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Salvador, e destacou que, em paralelo à matrícula, as escolas já estão organizando a logística de entrega de livros e fardamento para o início das aulas, no dia 19 de fevereiro. “Eu vim olhar como está a matrícula e, olhando a escola, constatei em uma das salas a arrumação para o início das atividades em fevereiro, com os livros didáticos sendo acomodados em kits para a entrega aos estudantes”.
Ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral
Para o ano de 2024, o Estado vai duplicar a oferta de Educação em Tempo Integral, passando de 60 mil para 120 mil. Também serão ampliadas as vagas na Educação Profissional, saindo de 108 mil, em 2023, para mais 143 mil, sendo que 28.630 delas serão destinadas para a Educação Profissional em Tempo Integral.
A diretora Neuza dos Santos, do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, falou do diferencial da escola de tempo integral. “Os alunos têm as cinco aulas regulares de manhã e mais duas regulares no turno vespertino, para que se mantenham na escola até às 3h da tarde. Além disso, ofertamos o café da manhã, o lanche das 10h e o almoço. Aqueles que estagiam podem tomar banho, almoçar, assistir às aulas e saírem daqui para o estágio. Na modalidade de Jovens e Adultos (EJA), nós temos uma procura muito grande”.
Confira o calendário de Matrícula 2024
16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.
17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.
19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental.
22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.
Fonte: Ascom/SEC