BH e Região Metropolitana
Segundo dia do ENA 2024 destaca inovações em automação industrial e inteligência artificial
Realizado no Expominas, o evento é considerado o maior do setor automação industrial do Brasil
O segundo dia do Encontro Nacional de Automação – ENA 2024, maior evento de automação industrial do Brasil, foi marcado por discussões sobre o futuro da automação e as inovações tecnológicas que estão transformando o setor.
Realizado no dia 10 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, o evento reuniu aproximadamente 6 mil participantes, que puderam visitar mais de 70 estandes e acompanhar uma série de painéis e palestras.
Os temas debatidos incluíram Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, Cibersegurança, Tecnologia e Automação.
Entre os destaques do dia, a Consultoria Digital da IHM Stefanini apresentou resultados de suas iniciativas.
O painel contou com a participação de Gustavo Brito, diretor Global da IHM Stefanini, Daniel Martins, CIO e CTO da CBMM, e Gilson Pinheiro, também da IHM, que compartilharam experiências e cases de sucesso que estão gerando impacto no setor industrial.
Casos de sucesso em otimização energética e digitalização
– Gilson Pinheiro apresentou dois projetos que demonstram o uso de tecnologias avançadas para aumentar a eficiência nas operações industriais.
O primeiro, intitulado “Otimização: Redução do Consumo Energético em Fornos”, teve como objetivo de apresentar o desenvolvimento de uma aplicação que adicionou novas configurações de controle das curvas de potência dos fornos a arco elétrico usados na dessulfuração.
O segundo caso apresentado, “Escritório de Otimização: Otimização da Concentração I”, visou diagnosticar, planejar, priorizar e executar ações que otimizam o controle de nível, densidade e pressão no sistema, resultando em maior segurança e eficiência.
“Os ganhos da IA estão principalmente na tomada de decisão e na redução da latência entre eventos e resoluções operacionais”, destacou Pinheiro ao explicar como a inteligência artificial tem potencial para acelerar a resposta a desafios operacionais complexos.
CBMM e a liderança mundial na produção de nióbio
– Daniel Martins, da CBMM, compartilhou como a empresa está na vanguarda da produção de nióbio, detendo 80% do mercado mundial e exportando para mais de 50 países.
Ele explicou que a CBMM, com uma planta altamente sofisticada em Araxá, é a única companhia a produzir toda a gama de produtos derivados do nióbio, que têm aplicações em setores como mobilidade, geração de energia e estruturas.
“A transição digital na indústria passa por focar nos problemas do negócio e encontrar a solução tecnológica mais adequada para cada caso”, afirmou Martins.
Ele ressaltou que, ao identificar os principais gargalos operacionais, a CBMM tem conseguido aplicar tecnologias em larga escala, maximizando a eficiência de suas operações.
Explorar o futuro da transformação digital
– Outro momento de destaque foi a palestra da Rockwell Automation, conduzida por Nelson Blanco, líder digital da América Latina.
Intitulada “Como alinhar a estratégia de transformação digital para chegar à empresa autônoma”, a apresentação explorou como os sistemas autônomos estão revolucionando os processos de fabricação.
Blanco explicou que, ao contrário da automação tradicional, que envolve a programação explícita de tarefas, os sistemas autônomos são capazes de aprender e se adaptar a diferentes situações sem intervenção humana.
Ele destacou que a IA e os sistemas autônomos têm o potencial de transformar a automação industrial da mesma maneira que os veículos autônomos estão mudando o setor automotivo.
“A IA e os sistemas autônomos mudarão o cenário da automação industrial”, concluiu Blanco, prevendo um futuro em que as fábricas operam com maior independência e eficiência.
A manhã do ENA também contou com palestras de empresas como Siemens, Dimensional, Autron e TI Safe.
Confira as fotos do evento neste LINK.