Esportes
Sucesso do Brasil nas Paralimpíadas pode acelerar projeto que destina 1% da receita de Minas Gerais para programas de fomento ao esporte
Iniciativa do deputado Arnaldo Silva (UNIÃO) tramita na ALMG e pode começar a valer em 1º de janeiro de 2026
Na participação dos Jogos Paralímpicos de Paris, o Brasil bateu recorde e terminou a competição entre as cinco principais delegações no quadro de medalhas.
Com um total de 89 medalhas, sendo 25 de ouro, a delegação brasileira alcançou pela primeira vez o top 5.
Um dos destaques foi Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, que conquistou três ouros nas provas de natação 50m costas, 100m costas e 200m livre.
Natural de Santa Luzia, na região metropolitana de BH, Gabriel foi criado em Corinto, na região Central de Minas.
Além de Gabriel, outros 23 atletas mineiros compuseram a equipe brasileira.
Investimentos em Minas
Em Minas Gerais, tramita o Projeto de Lei nº 3.513/2022 de autoria do deputado Arnaldo Silva (UNIÃO), que institui a Política Estadual de Desporto.
O objetivo é destinar 1% da receita orçamentária do Estado aos programas de fomento ao esporte, além de incluir a manutenção das infraestruturas esportivas.
Segundo o parlamentar, o projeto que tramita na Assembleia Legislativa visa ressaltar a importância do esporte não apenas como uma atividade física, mas como pilar fundamental para o desenvolvimento social e para a saúde pública.
A proposta tem o potencial de servir como modelo para outros estados e a União.
“O esporte é essencial para a integração social e a melhoria da disciplina.
Ele não só promove uma vida saudável, prevenindo problemas de saúde como doenças cardiovasculares e mentais, mas também pode evitar que jovens se desviem para caminhos prejudiciais”, afirmou o deputado.